terça-feira, 1 de maio de 2012

Equipe da CIED visita a Capes e o Ministério das Comunicações

Do site da CIED: http://www.ufal.edu.br/cied/cied-visita-a-capes-e-ministerio-das-comunicacoes
 
A visita teve como objetivo ampliar as condições de oferta de cursos da UAB na UFAL e a abertura de novos polos no estado de Alagoas.
Nos dias 24 e 25 de abril de 2012, o Coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal, professor Luis Paulo Mercado e o Coordenador de Fomentos e Projetos da Cied, professor Ibsen Bittencourt, estiveram em Brasília, na Capes, no Mec e no Ministério das Comunicações tratando de assuntos de interesse da Cied/Ufal.

Na Diretoria de Educação a Distância da Capes, em reunião com o Diretor, Prof. João Carlos Teatini foram encaminhadas as solicitações da criação dos novos polos da UAB nos Campus da Ufal em Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Penedo e encaminhamento dos pedidos de polo UAB dos municípios de União dos Palmares e Ibateguara, já aprovados no Fórum Estadual de Formação de Professores no âmbito do Parfor. Foi também solicitada a reoferta dos Cursos de Graduações em Sistema de Informação – Bacharelado e de Administração Pública – Bacharelado.

Na Articulação Acadêmica foram entregues os projetos pedagógicos dos novos Cursos de Graduação na modalidade a distância a serem ofertados pela UFAL em 2013: Licenciatura em Geografia, Ciências Sociais, Letras – habilitação Português, Letras – habilitação Espanhol, a serem ofertados em 2013, nos polos de EAD existentes e nos novos polos solicitados, caso aprovados.

Na Coordenação Geral de Fomento (CGFO), foram tratados, junto ao Diretor de Fomento da DED/Capes, Aluisio Nonato, as concessões de bolsas e recursos financeiros para fomento das ações da UAB na Ufal, ações de fomento ao uso das TIC, aquisição de novos equipamentos, previsão de editais para reforma de laboratórios e sede UAB, capacitação e canal para webconferência.

Na Diretoria de Educação Básica, os coordenadores estiveram na Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), com a diretora Carmen Moreira de Castro Neves na qual conheceram os Programas de Fomento desta Diretoria: ProDocência, Programa Novos Talentos, Pibid, Observatório da Educação, Parfor Presencial, todos voltados para a melhoria da qualidade das licenciaturas ofertadas nas modalidades presenciais e a distância.

No Ministério da Educação os coordenadores trataram dos recursos das reofertas dos cursos de especialização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (Secadi), para o segundo semestre de 2012: Especialização em Direitos Humanos; Especialização em Educação do Campo; Aperfeiçoamento em Educação e Relações Étnico Raciais; Gênero e Diversidade na Escola.

Na Secretaria de Educação Superior (Mec/SESu) foi discutida a possibilidade da ampliação das instalações físicas da Cied, tendo em vista o aumento considerável de cursos e de alunos na modalidade a distância na Ufal.

No Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação do Ministério das Comunicações, foi acompanhada a abertura de avisos de habilitação para radiodifusão FM Educativa para as cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema, além do estudo técnico de canais de TV Educativa para a Ufal em Maceió.

Um comentário:

Madileide disse...

Acredito que seja uma nova fase para a EaD em Alagoas. É um aposta necessária para que o acesso as tecnologias e a educação superior se torne uma realidade em vários cantos do Estado.

A UFAL e a equipe da CIED estão de parabéns por esse investimento.

Todos ganhamos com isso!

Profa. Madileide de Oliveira Duarte
Projetos Integradores 4