sábado, 28 de abril de 2012

Pesquisador defende uso de blogs como metodologia

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas, Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado, tem defendido o uso das TIC como metodologia educacional, independente do nível (seja na educação básica, seja no ensino superior ou na pós).

Também usuário de blogs para suas aula (http://pesquisaonline.spaceblog.com.br/; http://ticonline.spaceblog.com.br/; http://ticformacaonline.spaceblog.com.br/ ) Mercado é exemplo de como o blog pode ser usado de forma criativa e provocadora de aprendizagem para os alunos.

Para termos uma noção de como o blog alcança muito mais do que podemos imaginar, o blog http://ticonline.spaceblog.com.br foi criado para turmas de pedagogia, mas já registra 16.880 visitante(s) único(s) e 38.684 Consultação(ões), segundo o Prof. Luís Paulo.

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989), Luís Paulo realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. É avaliador Institucional do INEP. É avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 30 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2012 orienta 6 Teses de Doutorado e 3 Dissertações de Mestrado nas mesmas áreas. Desde dezembro de 2011 é Coordenador Geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da UFAL.

Um comentário:

Gustavo Javier Vázquez Álvarez disse...

Vejo que te interessam as TICs por isso te aviso que a partir do dia 3 de julho vai estar aberto um fórum de discussão sobre o uso do blog como ferramenta na sala de aula. Sua colaboração pode ajudar muito. Dê uma passada por http://encuentro.educared.org/