sexta-feira, 20 de abril de 2012

Universidade virtual em São Paulo

Do Correio Brasiliense


O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira (18/4) projeto de lei para criação da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Agora, o projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa. A intenção é oferecer cursos a distância, facilitando o acesso ao ensino superior.

O início das atividades da fundação está marcado para o ano que vem. As atividades serão realizadas principalmente pela internet e as que forem presenciais ocorrerão em polos, como laboratórios práticos e avaliações. Além de cursos próprios, a Fundação Univesp vai oferecer cursos em parceria com as universidades estaduais paulistas- USP, Unesp e Unicamp- e com o Centro Paula Souza.

A Univesp foi lançada em 2009, como programa de expansão do ensino superior no estado de São Paulo. Segundo a secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, a qual a Univesp será vinculada, com a criação da fundação a universidade passará a ter autonomia acadêmico-científica. A estimativa é de que em quatro anos cerca de 24 mil alunos estejam matriculados nos cursos oferecidos, 12 mil em cursos próprios e 12 mil em parcerias com as outras instituições.

Nos primeiros anos, a Fundação Univesp vai disponibilizar cursos de licenciaturas em Língua Portuguesa e em Matemática, bacharelado em Sistemas para Comércio Eletrônico e em Segurança da Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais, Licenciatura em Ciências, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, especialização em Formação de Educadores para Linguagem Brasileira de Sinais e especialização em Formação de Professores de Engenharia.

Exemplo na capital
Por meio do programa federal Universidade Aberta do Brasil (UAB) e em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) 242 estudantes de quatro cursos de graduação a distância receberam os diplomas em fevereiro de 2012. Ao todo foram 23 turmas dos cursos de artes visuais, educação física e o curso de música e teatro, divididos em cinco estados: Acre, Paraíba, Bahia, Alagos e São Paulo.

A UAB é um programa do governo formado por universidades públicas de todo o país, que oferece cursos de nível superior na modalidade ensino a distância. Na UnB, o programa teve início em 2006 com o curso de administração. Em 2007 foi realizado o primeiro vestibular para os cinco cursos de licenciatura. Mil alunos ingressaram no primeiro vestibular e cerca de 240 concluiram os cursos.

Atualmente, a UnB, em parceria com a UAB, oferece nove cursos de graduação - administração pública, artes visuais, biologia, educação física, geografia, letras, música, pedagogia e teatro. e as especializações são nas áreas de: - e cinco de pós-graduação - desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar; educação continuada e a distância, educação na diversidade e cidadania; gestão de saúde e gestão pública.

Com informações do portal do governo do estado de São Paulo e da UnB Agência

Nenhum comentário: