Revista Científica e-curriculum ISSN 1809-3876
A Revista eletrônica e científica e-curriculum é fruto dos esforços de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e tem como MISSÃO estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas de pesquisadores sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e partilhar da competitividade internacional pelo conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.
Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.
v. 8, n. 1 (2012)
Sumário
Editorial
EDITORIAL | |
Antonio Chizzotti |
Trabalhos Científicos
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA REFLEXIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO NÍVEL STRICTO SENSU NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE | |
Kelen dos Santos Junges, Marilda Aparecida Berrens, Patricia Lupion Torres |
A DIALÉTICA NEGATIVA ENQUANTO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ATUALIDADES | |
Bruno Pucci |
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS | |
Rita Carla Lima, Maria Cândida Sérgio, Adriana Cristina de Souza |
A ESCOLA MODERNA E O PARADOXO FREIREANO | |
Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Claudemiro Esperança Claudio |
ANÁLISE CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL | |
Helena Maria dos Santos Felício |
ÉTICA DA LIBERTAÇÃO: DAR O PEIXE E ENSINAR A PESCAR | |
Raul Ribas, Marta Solange Perin Ribas |
FORMAÇÃO REFLEXIVA: A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA PELOS FORMADORES DOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PARA IMPLANTAÇÃO DO “PROUCA” | |
Katia Alexandra Godoi, Silvana Donadio Lemos |
A INFÂNCIA NO CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO: PODER, GOVERNO E SUBJETIVAÇÃO DOS/AS INFANTIS | |
Maria Carolina da Silva, Marlucy Alves Paraíso |
SISTEMA DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES CONTINGENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS INTERATIVAS EM CURSOS A DISTÂNCIA | |
Priscila Barros David, José Aires de Castro-Filho |
CONFIGURANDO A HISTÓRIA: OS SENTIDOS E A POLÍTICA DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL | |
Jonathas de Paula Chaguri |
POR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: DA DESQUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA À FORMAÇÃO ALIGEIRADA | |
Alexandre Filordi de Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Midiã Olinto de Oliveira |
O TRAJETO PERCORRIDO POR UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (GESTÃO 2007-2010) AO CHÃO DE UMA ESCOLA | |
Branca Jurema Ponce, Eliana Albarrans Leite |
POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR | |
Maria Lourdes Vieira, Mara Regina Lemes De Sordi |
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FAR-SE-Á EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO? OS DOCENTES INICIANTES RESPONDEM | |
Beatriz Maria Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes |
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICAS | |
Isabel Franchi Cappelletti |
REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES: ACERVOS COMPLEMENTARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Flávia Brocchetto Ramos, Lovani Volmer, Aline Crisleine Orso |
FAZER SURGIR ANTIESTRUTURAS: ABORDAGEM EM ESPIRAL PARA PENSAR UM CURRÍCULO EM ARTE | |
Marina Marcondes Machado |
Debate
DISCURSIVIDADES CONTEMPORÂNEAS DA EMANCIPAÇÃO: EM UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA | |
Maria Zuleide da Costa Pereira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário