terça-feira, 3 de abril de 2012

Nova edição da Revista e-curriculum


Revista Científica e-curriculum ISSN 1809-3876

A Revista eletrônica e científica e-curriculum é fruto dos esforços de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e tem como MISSÃO estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas de pesquisadores sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e partilhar da competitividade internacional pelo conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

Imagem para capa da revista

Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.

v. 8, n. 1 (2012)

Sumário

Editorial

EDITORIALPDF
Antonio Chizzotti

Trabalhos Científicos

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA REFLEXIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO NÍVEL STRICTO SENSU NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADEPDF
Kelen dos Santos Junges, Marilda Aparecida Berrens, Patricia Lupion Torres
A DIALÉTICA NEGATIVA ENQUANTO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ATUALIDADESPDF
Bruno Pucci
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇASPDF
Rita Carla Lima, Maria Cândida Sérgio, Adriana Cristina de Souza
A ESCOLA MODERNA E O PARADOXO FREIREANOPDF
Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Claudemiro Esperança Claudio
ANÁLISE CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRALPDF
Helena Maria dos Santos Felício
ÉTICA DA LIBERTAÇÃO: DAR O PEIXE E ENSINAR A PESCARPDF
Raul Ribas, Marta Solange Perin Ribas
FORMAÇÃO REFLEXIVA: A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA PELOS FORMADORES DOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PARA IMPLANTAÇÃO DO “PROUCA”PDF
Katia Alexandra Godoi, Silvana Donadio Lemos
A INFÂNCIA NO CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO: PODER, GOVERNO E SUBJETIVAÇÃO DOS/AS INFANTISPDF
Maria Carolina da Silva, Marlucy Alves Paraíso
SISTEMA DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES CONTINGENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS INTERATIVAS EM CURSOS A DISTÂNCIAPDF
Priscila Barros David, José Aires de Castro-Filho
CONFIGURANDO A HISTÓRIA: OS SENTIDOS E A POLÍTICA DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASILPDF
Jonathas de Paula Chaguri
POR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: DA DESQUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA À FORMAÇÃO ALIGEIRADAPDF
Alexandre Filordi de Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Midiã Olinto de Oliveira
O TRAJETO PERCORRIDO POR UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (GESTÃO 2007-2010) AO CHÃO DE UMA ESCOLAPDF
Branca Jurema Ponce, Eliana Albarrans Leite
POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIORPDF
Maria Lourdes Vieira, Mara Regina Lemes De Sordi
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FAR-SE-Á EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO? OS DOCENTES INICIANTES RESPONDEMPDF
Beatriz Maria Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICASPDF
Isabel Franchi Cappelletti
REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES: ACERVOS COMPLEMENTARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALPDF
Flávia Brocchetto Ramos, Lovani Volmer, Aline Crisleine Orso
FAZER SURGIR ANTIESTRUTURAS: ABORDAGEM EM ESPIRAL PARA PENSAR UM CURRÍCULO EM ARTEPDF
Marina Marcondes Machado

Debate

DISCURSIVIDADES CONTEMPORÂNEAS DA EMANCIPAÇÃO: EM UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOAPDF
Maria Zuleide da Costa Pereira

Nenhum comentário: