quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como realizar a avaliação da aprendizagem com laptop educacional

Prezados blogueiros e pesquisadores,


estamos realizando uma pesquisa e a opinião e experiência de vocês é fundamental.
A questão chave da investigação é:



Que princípios devem ser seguidos para a avaliação da aprendizagem com laptops educacionais?

De forma concreta, no projeto UCA, ou não.

Aguardamos o comentário de vocês!




Queridos blogueros e investigadores,

Estoy haciendo conmigo gustaria Investigación y la opinión y experiencia de ustedesde la misma. La pregunta clave és:

¿Que principios debén seguirse para la evaluation del aprendizaje con computadoras portátiles de educación?

En concreto, El Proyecto One Laptop per Children.

6 comentários:

Gonzalo Abio disse...

Oi, Fernando,
Pergunta interessante.
Depende do que queremos avaliar nesse processo, pois teriamos que pensar em que entendemos que esses alunos teriam que aprender e quais seriam as diferenças pelo fato de ter agora a disposição esses laptops.
Seria para avaliar e contrastar como sairam nas disciplinas da escola ou seria para avaliar como mudaram as habilidades, competências e atitudes com essa nova presença?
No final, e devido à complexidade da situação, acho que mais que comparar resultados, deverá ser uma pesquisa mista e preferentemente um estudo de caso com bastante tempo de estudo longitudinal para tentar entender o que muda (ou não) na maior quantidade possível de atores envolvidos (diretores, professores, alunos, crianças, até a família, planos de aula, procedimentos utilizados, etc.). Se você utiliza o laptop mais para enriquecer e potenciar as aulas de matemáticas, as crianças muito provavelmente sairiam melhor nessa disciplina (e assim também em qualquer outra disciplina), mas se você usar o laptop com crianças maiores apenas para pintar desenhos e navegar sem critérios definidos, provavelmente não serão evidenciados muitos ganhos sobre conhecimentos das disciplinas. Como cada caso é um caso é melhor o estudo de caso (desculpe pelo jogo de palavras) :-)
Abraços,
Gonzalo

Gonzalo Abio disse...

Oi, Fernando. De novo por aqui.
Outra coisa que você poderia fazer, se fosse possível, é procurar algum bom professor que tenha aulas (da mesma disciplina) em alguma escola com turmas com laptops e em outra escola ou condição sem os aparelhinhos e concentrar seu olhar no registro das aulas nos dois ambientes do mesmo professor.
Também terá que pensar que muito provavelmente alguma influência terá nas aulas sem TIC as metodologias utilizadas pelo docente nas aulas com TIC.
Será fazer pesquisa interpretativa e tentar isolar os fatore para explicar as possíveis mudanças.
Observe que na realidade NÃO está sendo uma pesquisa correlacional de produto (notas de disciplina) _ práticas com TIC. Continuo pensando que deve ser melhor uma pesquisa interpretativa mista e tentar encontrar sinais de multiplas aprendizagens nesse processo.

coordenação de pedagogia UFAL disse...

Olá Fernando e Gonzalo, a pergunta é instigante: como realizar a avaliação da aprendizagem com laptop educacional? Existe a ferramenta de trabalho e de estudo. Mas o que vai ser avaliado? É o uso da ferramenta ou qualquer conteúdo de disciplinas curriculares? Quais são os objetivos previstos no plano de atividade do professor que ele precisa verificar se foram atingidos pelos alunos? Deve haver uma lógica entre os objetivos e o instrumento mais adequado. Exemplo: Foi dada uma aula de mapa conceitual usando a cmaptools. É óbbio que o professor para avaliar se houve aprendizagem ou não, irá disponibilizar o equipamento, indicar um texto e pedir a construção do mapa conceitual usando o cmaptools. Antes deve ter criado os critérios de avaliação e usá-los para aferir os resultados, atendendo à legislação. Caso o aluno apresente dificuldades, que outras ações serão encaminhadas para superação das mesmas. OK! É esta a minha contribuição na discussão. Abraços, Prof. Eraldo Ferraz.

Fabiano Brião disse...

Buenas Fernando!
Enquanto matemático penso que é possível usar o computador em avaliações. Em se tratatando de questões teóricas como a história da matemática, por exemplo, a construção de um texto coletivo online é uma boa escolha. Podemos também, solicitar ao aluno que elabore um resumo seguido de uma apresentação de slides para tópicos escolhidos aleatoriamente. Além disso, ainda é possível fazer um teste de múltipla escolha, onde o acervo para consulta será seu material offline e/ou a internet. Acerca das questões com desenvolvimento, podemos utilizar ferramentas de edição de vídeos. Uma atividade pode ser a criação de um vídeo onde o aluno apresenta o passo a passo da solução de um exercício. Esta atividade auxilia na correção de possíveis explicações orais incorretas, pois não basta apenas resolver corretamente um exercício na lousa.
Até a próxima.
Fabiano Brião.

Gonzalo Abio disse...

Fernando:
Gostaria de compartilhar um livro que não é de avaliação em específico, mas como trata sobre laptops educacionais pode ser de interesse:
El modelo CEIBAL: Nuevas tendencias para el aprendizaje
http://www.anep.edu.uy/anepdatosportal/0000044748.pdf
Como você sabe, o Plan Ceibal é o esforço do governo uruguaio para proporcionar laptops para todos os alunos da escola (modelo 1:1).

Gonzalo Abio disse...

Um notícia interessante sobre o tema da OLPC (em espanhol):
Perú: Ambicioso plan de dar laptops a niños recibe críticas
http://noticias.terra.com.ar/internacionales/peru-ambicioso-plan-de-dar-laptops-a-ninos-recibe-criticas,c82936d908e48310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html