Entre os dias 18 e 22 de julho, professores do Campus Arapiraca e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Ufal, em parceria com professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participam do VIII Simpósio Iberoamericano em Educação, Cibernética e Informática: SIECI 2011, que acontece na cidade de Orlando-Flórida, nos Estados Unidos.
Tendo como mesa temática “O Moodle como Ambiente Virtual de Construção Interativa: Repensando o Ensino-Aprendizagem no contexto das Tecnologias Digitais”, a plataformaMoodle oferece recursos interativos, como fórum, chat, wiki, glossários, característicos dossoftwares de código aberto. Atualmente, a plataforma está institucionalizada em todas as universidades federais.
"Os artigos abordam as nossas experiências no ambiente Moodle, quanto a interação e dificuldades no uso desse sistema. Nos últimos anos, não só os professores de EaD estão utilizando o Moodle, os professores dos cursos presenciais também se beneficiam com as possibilidades que a plataforma oferece", explica Ibsen. Ibsen Bittencourt é coordenador de Fomento e Projetos da Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied), e irá apresentar os artigos, juntamente com a professora Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, "Utilização das Interfaces do Moodle na Universidade Federal de Alagoas: Diminuindo a dicotomia entre o presencial e a distância" e "Problemas de Usabilidade no Moodle: O caso da Universidade Federal de Alagoas", com o intuito de promover uma cooperação internacional entre os pesquisadores, através do Grupo de Otimização na Web (Grow).
Além dos artigos citados acima, o professor Carloney Alves apresentará o artigo ''Um Olhar sobre o Aprender e o Navegar com as Interfaces disponíveis no Moodle: O Aluno online no Curso de Licenciatura em Física a Distância da UAB/UFAL''. Já a professora, Cynara Santos apresenta o artigo ''O Uso da Plataforma Moodle nos Cursos de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas: Um Olhar para a Inclusão Digital”, e os professores e pesquisadores da Ufba, Obdália Silva com o artigo ''O Moodle como Ambiente Virtual de Leitura e Escrita Interativas: Quais as Possibilidades e Desafios?'', e Camila Santana juntamente com Janaína Rosado ''O Moodle como Ambiente de Formação docente para professores da modalidade EaD: Desafios e Perspectivas''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário