domingo, 31 de julho de 2011

Entre nativos, sou um imigrante

Ontem, visitando o blog da Profa. Ana Beatriz (UFPE - http://anabeatrizgomes.blogspot.com/), deparei-me com este desenho abaixo (by Simpsons).


Fiquei alguns instantes só pensando na relação desta imagem com nosso cotidiano... quanta verdade...
Uma imagem diz muito, e esta então...
Hoje estamos vivendo esta dicotomia: por um lado professores e suas metodologias, e de outro alunos e suas tecnologias.
Foi então que aproveitei para comentar com meus alunos do curso de Pedagogia a distância da UFAL: "é necessários minimizar o hiato entre os imigrantes e os nativos digitais". Não sei se fui bem compreendido, ou se meu discurso vai ter eco. Espero que sim.

Mas continuo a pensar.

11 comentários:

Leila Oliveira disse...

Fernando essa imagem realmente é a nossa realidade. Nossos filhos/alunos são nativos do ensino a distância.

Abraço

Leila

Ana Patrícia Araújo Torquato Lopes disse...

Fernando concordo plenamente com o que você diz, a geração de hoje nasce neste mundo virtual, nós, devemos ir nos adaptando a ela! Eles são os verdadeiros filhos do ensino a distância.

Angelica Sigarini disse...

Para o jovem de hoje que cresce num “ambiente digital”, a utilização de recursos tecnológicos como a internet, facilita a aprendizagem num meio que já lhe é familiar e acima de
tudo lógico.Cabe a nós, pais e professores, evitar a exclusão desse meio, do mesmo modo que tentamos evitar o analfabetismo.

miguel.mello disse...

Olá Fernando! Meu nome é Miguel Mello, sou psicólogo e docente. Visito o seu blog pela primeira vez. Parabéns pelo trabalho!

É engraçado o retrato dado pelo desenho Simpsons e excelente a conexão que você fez da relação entre os nativos e os imigrantes digitais na sala de aula. E, sobre o fato, gostaria de dar o meu depoimento pessoal que acho que irá ao encontro da sua colocação.

Eu me considero um imigrante antigo. Comecei o a usar a internet antes do ambiente www. Tela escura, só caracteres. Linha discada da RENPAC. Modem leeeento. Um parto!

No entanto, notei que perdi o passo nos últimos anos justamente porque o meu tempo estava destinado à atividade docente. Analisando esse problema logicamente, fica demostrado o distanciamento que existe entre a docência tradicional (a professora do Simpsons) e o ambiente natural dos nativos digitais (os alunos do desenho). Então, na necessidade de aproximar esses dois universos (a conexão que você fez), eu me matriculei em um curso de aprimoramento de mestres e gestores de EAD.
Quem sabe diminuo o gap assim?

Miguel Mello

profa. Msc Sofia disse...

Também sou imigrante e sei o quanto é difícil essa adaptação, principalmente agora que estou fazendo uma pós EAD na Anhanguera.

Ricardo Raul da Silva Sales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Raul da Silva Sales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Raul da Silva Sales disse...

Lendo está postagem fiquei a refletir também.
Tenho um video postado que ira ajudar nesta compreensão Tema: Metodologia x Tecnologia, está em meus arquivos do més de Agosto.
Entra lá e seja uma seguidor.
http://conhecendoead.blogspot.com/

Gleide de Camargo disse...

A Geração Y e Z, vêm ha algum tempo destacando-se no mundo virtual e a educação não poderia ficar de fora, já que o mercado vive em um ritmo tão acelerado e a tecnologia pode facilitar o acesso a Informação.

Ricardo disse...

Creio que não basta entupir de recursos tecnológicos materiais se não houver metodologia de trabalho e projeto pedagógico o uso da tecnologia sem que haja uma inovação metodologia nas praticas pedagógicas dificilmente oferecerá avanços na educação.

Vanessa Aquino disse...

Realmente esta imagem retrata a realidade de hoje em dia. Os alunos tem acesso a todas estas tecnologias e muitas vezes o professor fica perdido no tempo e ultrapassado. Os professores precisam se adaptar com as novas ferramentas que só crescem e melhoram o ensino a cada dia.