quinta-feira, 21 de julho de 2011

Novos artigos a serem apresentados

No EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste)

DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS À FORMAÇÃO DO PESQUISADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTEGRANDO ESTATÍSTICA E AS TIC 
Rafael André de Barros, Eraldo de Souza Ferraz e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Resumo:  
Formar educadores tem-se mostrado um desafio no contexto educacional contemporâneo. Na formação do pedagogo, a disciplina Estatística Educacional atua no percurso da formação do professor-pesquisador. Enquanto educador ou pesquisador a estatística fornece instrumentos metodológicos e quantitativos para a produção de conhecimento científico. Entretanto, com o advento das tecnologias digitais ressignificando a  maneira de como as pessoas aprendem surgem novas demandas de propostas metodológicas e  pedagógicas para o ensino e aprendizagem. Portanto, através de uma breve revisão de literatura e do relato de experiência no Curso de Pedagogia (UFAL - Campi Maceió) neste artigo aponta-se possibilidades no ensino de estatística utilizando aplicativos digitais.

Palavras-chave:  Tecnologias da Informação e Comunicação - Estatística – Ensino e
Aprendizagem

No 17° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância


O PAPEL DA INTERAÇÃO ENTRE PARES SIMÉTRICOS NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Resumo:
Este trabalho configura-se como uma investigação e relato de experiência de uso educacional de ferramenta Web 2.0, e apresenta análise do papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Objetivou analisar o papel das interações realizadas presencialmente em um laboratório de informática por alunos, utilizando o software Cmap Tools. O método de pesquisa seguiu os pressupostos de um Estudo de Caso, realizado com a aplicação de uma oficina pedagógica, como também da aplicação de um questionário estruturado e de análises das interações in loco para a coleta dos dados. A análise dos dados seguiu os pressupostos definidos a priori, apresentando como resultado a possibilidade de uso dos MC como forma significativa de aprendizagem, mas também o papel preponderante das interações presenciais entre pares simétricos.

Palavras-chave:
Interação; Mapas Conceituais; Educação; TICs

Nenhum comentário: