terça-feira, 17 de maio de 2011

CONAES convida ABED para aperfeiçoar instrumentos.

Recebido por e-mail (Informe Digital ABED)

CONAES convida ABED para aperfeiçoar instrumentos.
 
    O presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), professor Sérgio Franco, confirmou a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) como uma das entidades que participará de audiências públicas para discutir e aperfeiçoar os instrumentos de avaliação do ensino superior.

   Sergio Franco fez o convite ao professor Fredric Litto, presidente da ABED, ao final de uma visita à CONAES feita nesta segunda-feira, 9 de maio, pela diretoria da ABED e representantes de instituições associadas que ofertam ensino superior a distância. Litto considerou a atitude da CONAES um indicativo de mudança de cenário nas discussões que vem sendo feitas pela ABED com o Governo Federal nos últimos anos.

   O foco da reunião solicitada pela ABED foi apresentar à CONAES uma leitura crítica da entidade e das instituições acerca de versões de instrumentos de avaliação do ensino superior que apresentam quesitos considerados inadequados e mesmo insustentáveis para a análise da educação a distância.

    Sérgio Franco informou que uma nova versão dos instrumentos já foi elaborada pela CONAES, buscando integrar ao máximo a avaliação da educação presencial e da educação a distância. Porém, destacou que antes de entrar em vigência a CONAES promoverá uma rodada de audiências públicas com entidades representativas do Ensino Superior, entre elas a ABED, para uma discussão de ajustes e aperfeiçoamento. E, ainda, que ao entrar em vigência, que os instrumentos passarão por um período de ´testagem`.

    Após a divulgação da nova versão dos instrumentos, prevista pela CONAES para a esta semana, o presidente da ABED vai solicitar a manifestação das instituições mantenedoras e de especialistas membros da entidade para apresentar um memorial analítico com sugestões de melhoria à CONAES, como etapa preparatória para a participação da ABED nas audiências públicas.

    O professor Litto convidou a CONAES para participar regularmente dos eventos da ABED para promover painéis de ´Diálogo com a CONAES´, para que a Comissão pudesse ouvir e sentir a comunidade ofertante de educação a distância com maior proximidade. A proposta foi aceita pelo professor Sérgio Franco, que concordou em indicar pelo menos um dos membros titulares da comissão para comparecer aos eventos.

    Junto com o professor Litto e Marcos Formiga vice-presidente da ABED, compareceram os professores Carlos Longo, do IBMEC; José Liberado, da Faculdade Grande Fortaleza,  Francisco Botelho, da Universidade Católica de Brasília; Márcio Bunte, da Universidade Federal de Minas Gerais; Márcia Figueiredo, do Centro Universitário Barão de Mauá e João Vianney, consultor da Hoper Group e membro do Conselho de Ética da ABED.

Nenhum comentário: