quarta-feira, 6 de abril de 2011

Livro sobre Moodle

Resenha da Editora:

Este livro objetiva aprimorar os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam eles a distância, sejam presenciais. A intenção é levar ao conhecimento dos leitores as formas de uso e potencialidades pedagógicas dos principais recursos, atividades e blocos a partir de possibilidades oferecidas pela WEB 2.0.
O livro tem como base práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que, efetivamente, utilizam as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e tutoria de cursos. Nesse contexto, a intenção é disponibilizar uma obra que ultrapassasse o conceito de manual, uma vez que permite ao leitor conhecer e decidir, à luz da WEB interativa, formas interessantes e criativas para comporem suas salas e ambientes virtuais.

Para que o objetivo do livro possa ser atingido, este se encontra estruturado em capítulos que mesclam teoria e prática. Assim, na introdução, são apresentados alguns dos principais conceitos presentes no uso da tecnologia digital em educação. O capítulo 1 aborda as técnicas de criação de cursos com o Moodle.

Nos capítulos 2, 3 e 4, o leitor pode explorar e conhecer sugestões de uso dos principais blocos, recursos e atividades do software. No capítulo 5, o objetivo é compartilhar informações interessantes sobre recursos e atividades externas que, agregadas ao Moodle, possibilitam excelentes contribuições. Por sua vez, o capítulo 6 explora todas as novidades do novo Moodle 2.0.



Um comentário:

Bruno Gonçalves disse...

Olá Professor Fernando,

Tive meus primeiros contatos com o Moodle recentemente, por meio de um cliente que está utilizando o sistema para treinamentos de seus funcionários.

Comprovei que ele é uma excelente ferramenta para o compartilhamento de conhecimentos – é simples, fácil de gerenciar, fácil de utilizar, etc.

Agradeço pela indicação deste livro. Vou indicá-lo para meu cliente e, também, pretendo agregá-lo à minha estante.