Sua pesquisa, relevante para todos os que estudam as políticas públicas para EAD, apresenta dados importantes sobre o perfil do aluno no Sistema UAB/UFAL
Horário: 14h
Local: Auditório do CEDU/UFAL
Título: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR: o foco no aluno do Sistema UAB/UFAL
Resumo: Este estudo identifica o perfil do aluno do Sistema UAB/UFAL analisando se as condições institucionais oferecidas pelo Sistema UAB/UFAL se aproximam das necessidades, objetivos, expectativas e demandas de formação desse aluno, como decorrência de uma política de acesso e expansão da EAD nos últimos oito anos, tendo o Sistema UAB como uma das suas principais políticas. Apresenta as diferenças conceituais entre política pública e social com o objetivo de constatar sob qual política o Sistema UAB se implementa. Realiza um resgate histórico de como a EAD se desenvolveu como política educacional antes e depois da LDBEN e, em Alagoas, por meio da UFAL. Parte da reflexão de pressupostos teóricos referentes ao perfil do aluno da EAD, como acesso, habilidades, abertura, comunicação, comprometimento, colaboração, reflexão, flexibilidade, autonomia. Esses pressupostos contribuíram para a construção das variáveis deste estudo: aspectos gerais, sociais, as experiências em EAD, os aspectos profissionais, econômicos, culturais, infraestruturais, institucionais, tecnológicos, de interação, de aprendizagem e educacionais, representando o universo desse aluno. Analisa o Decreto nº 5.800/06 e os planos de cursos do Sistema UAB/UFAL, identificando qual o perfil de aluno é esperado para a formação em EAD. A metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa, com a abordagem do estudo de caso para discutir como o perfil dos alunos se constitui e é reconhecido pelo Sistema UAB/UFAL. Apresenta o perfil do aluno do sistema UAB/UFAL e reflexões para corroborar com o aperfeiçoamento e a qualificação do Sistema UAB/UFAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário