domingo, 20 de fevereiro de 2011

A EAD existe mesmo?


Nesta última semana tive oportunidade de conhecer e conversar com algumas pessoas sobre educação.

Isso se deve ao fato de nesta semana começaram as aulas com as novas turmas na Universidade, mas também pelo fato de ter viajado para dar uma palestra no interior do estado sobre Maria, a mãe de Jesus, e no percorrer da viagem também pude conversar sobre vários temas, inclusive educação a distância.

Mas o fato que me deixou impressionado é que muitas pessoas, incluindo pessoas que estão na Universidade ou que passaram por ela, ainda trazem uma visão pequena ou atrasada sobre a EAD, isso quando a visão também é preconceituosa.

Fiquei então me perguntando... em que mundo estamos mesmo?

Quando tantas e tantas empresas usam esta modalidade de educação para a formação de seus funcionários... mesmo depois de tanta abertura do Governo para as Instituições de Ensino Superior particulares investirem na EAD, ou até mesmo com a expansão da Universidade Aberta... a EAD é realidade crescente, e hoje não é mais sinônimo do que é realizado de qualquer forma.

Evidentemente que ainda encontramos propostas que fogem daquilo que entendemos sobre EAD, mas o número de pesquisas e de eventos científicos na área demonstra a seriedade da modalidade.

Em que mundo estamos mesmo?

Ainda teimo em acreditar que muita gente tem receio da EAD por perceber que o mundo está mudando, e nem todos querem mudar. Mudar, de uma forma ou de outra, incomoda. Mas também não podemos ser ingênuos: tem muita coisa para mudar na própria EAD, mas o investimento em pesquisas científicas vão sinalizar para os "modos" de se fazer esta modalidade.

Para pensar nisso um pouco mais, sugiro a leitura de uma reportagem do BOM DIA BRASIL (Globo), que está no site do jornal desde o dia 11 deste mês, com a seguinte manchete: Educação à distância transforma a vida de milhares de pessoas no Brasil

Clique aqui e leia.

Um comentário:

Joselma disse...

Parabéns Fernando!
Ótima Colocação.
Abraços...