sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aprovado



"Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; e se dizia entre os povos: GRANDES COISAS O SENHOR TEM FEITO POR ELES.
COM EFEITO, GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS, POR ISSO ESTAMOS ALEGRES".

Salmo 126,2-3.

Fotos da defesa...

Olá amigos e amigas blogueiros e amigos visitantes de plantão!
Eis algumas fotos da minha apresentação e defesa da dissertação do mestrado.

O resultado: aprovado, e com encaminhamento para publicação, tendo em vista a relevância da pesquisa e dos resultados obtidos.

Obrigado a minha família, professores e amigos.


Apresentação da Defesa

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Resumo da dissertação

Título: Interação Online: um desfio da tutoria
Mestrando: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Orientadora: profa. dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa


RESUMO: O crescimento e as especificidades da EAD no Brasil têm promovido uma série de singularidades sobre a formação da equipe que elabora e desenvolve os cursos. A presença do tutor, apesar de ser questionada por vários estudiosos da área, apresenta-se como necessária para o desenvolvimento dos cursos, e os estudos sobre a sua participação no processo de ensino-aprendizagem visam analisar suas funções em acompanhamento ao aluno e têm como princípio as interações que realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta pesquisa analisa como as interações entre o tutor e o aluno nos fóruns de discussão, realizados em um AVA, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno, fundamentada em Aretio (1999 e 2001), Dillenbourg (1999), Costa, Paraguaçu e Pinto (2009), Gallimore e Tharp (1996), Gonzales (2005), Gros e Silva (2006), Primo (1998, 2000, 2001 e 2007), Roscoe e Chi (1999), Papert (1994) e Salmon (2000) e Vygotsky (1981, 1989, 2001 e 2008). Os estudos acerca das interações, de suas formas e tipos podem não só contribuir para o entendimento das funções do tutor na EAD mas também desta modalidade de ensino, em franca expansão. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa qualitativa online foi o estudo de caso e envolveu duas fontes de dados: leitura com análise e categorização dos registros dos tutores nos fóruns de discussão nas disciplinas escolhidas e observação direta das interações dos tutores nos fóruns de discussão presentes no Moodle Ufal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de dados bibliográficos e webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Os resultados encontrados apontam que os tutores usam vários tipos de interação, nem todos favoráveis para o processo; aponta também para uma interação mútua e colaborativa como as mais indicadas para a atuação do tutor no processo ensino-aprendizagem, acompanhando os alunos e conduzindo-os a uma participação mais efetiva.

Palavras-chav
e: Educação online, Tutoria, Interação, Fóruns de discussão

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Evasão na EAD - tema de dissertação

A seguir apresentamos o resumo da dissertação de mestrado do Prof. Ibsen Mateus Bittencourt, a ser defendida na próxima sexta-feira, às 9h da manhã no auditório do Centro de Educação da UFAL.

Tema: A evasão nos cursos a distânica: estudo de caso do curso piloto de administração da UFAL/UAB.

Resumo:
A evasão nos cursos de EAD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais das instituições até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. O problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate a evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Não existe uma política efetiva de combate à evasão nos cursos de EAD que vem aumentando significativamente nos últimos anos de acordo com a ABRAEAD (2007). Este estudo investiga os fatores que influenciaram na evasão de alunos do Curso Piloto de Administração a distância da UFAL/UAB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo qualitativa-quantitativa do tipo estudo de caso, no qual foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Com os resultados da pesquisa constata-se que a principal causa da evasão dos alunos no curso está relacionada a problemas endógenos, ou seja, relacionados a instituição de ensino superior, problemas como: atitude comportamental ligadas diretamente a insatisfação com o tutor e professores; motivos institucionais e requisitos didáticos pedagógicos relacionados a problemas com a plataforma e encontros presenciais. Para Seidman (2005), atuar efetivamente nos fatores endógenos relacionados à evasão as instituições devem ser ágeis na identificação do aluno em situação de risco e intervir rapidamente, com intensidade e continuadamente. Verificamos que o maior número de alunos evadidos, de acordo com a amostra da pesquisa, está no primeiro ano com 64% e 21% no segundo ano do curso, ou seja, 85% dos alunos evadiram antes da metade do curso. A evasão de cursos a distância é uma preocupação constante dos gestores universitários, não sendo diferentes com os gestores desse curso bem como dos demais cursos a distância da UFAL. Este estudo poderá contribuir para facilitar a tomada de decisão. Com a elaboração de uma política de combate a evasão em cursos a distância da UFAL/UAB.

Palavras-Chave: Evasão, Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Defesa da dissertação

Queridos amigos e amigas,

No próximo dia 26 de fevereiro de 2010 estarei defendendo, perante banca de avaliadores composta por professora orientadora e renomados professores convidados, a pesquisa que desenvolvi durante o período do mestrado, intitulada INTERAÇÃO ONLINE: um desafio da tutoria.

O horário da defesa será as 14h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, e conto com cada um de vocês neste momento significativo de minha vida.


Prof. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel



sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pra rir um pouco...

Essa geração vai longe...

Material didático disponibilizado

Do portal da UAB:

Capes e consórcio de instituições fecham acordo para uso de material didático

Estudantes e professores vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm agora à disposição o acervo de material didático elaborado pelas instituições vinculadas à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para cursos na modalidade a distância. O uso do material se tornou possível devido ao acordo de cooperação técnica firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que gerencia a UAB, e a Cecierj. Confira a publicação do extrato do acordo no dia 8 de fevereiro.

O objetivo da cooperação é fortalecer as ações formadoras coletivas da UAB a partir do compartilhamento de conteúdos pedagógicos produzidos pelas diversas instituições de ensino superior (IES) participantes do Consórcio Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). O consórcio reúne o governo e as seis instituições de ensino superior daquele estado. A gestão operacional da metodologia de educação a distância e pela montagem e operacionalização dos polos regionais fica a cargo da Fundação Cecierj.

Por intermédio do Ambiente de Trabalho da UAB, alunos e professores dos cursos a distância da UAB têm acesso gratuito ao acervo bibliográfico e literário produzido pelas IES que compõem o Cederj/Cecierj. O material continua sendo de propriedade da Cecierj, que se responsabiliza pelo conteúdo e pela qualidade do material.

Novo livro sobre redes sociais


Augusto de Franco lança e disponibiliza online mais um livro sobre Redes Sociais. Vale a pena conferir e ler... estamos todos nesta "rede"!

O texto está disponibilizado no TwitDoc (clique e leia)

Aqui segue um de seus pensamentos, para degustarmos como "entrada"...

Aprender sem ser ensinado é subversivo. É um perigo para a reprodução das formas institucionalizadas de gestão das hierarquias de todo tipo. Por isso o reconhecimento do conhecimento é, até hoje, um reconhecimento não do conhecimento-aprendido, mas do conhecimento-ensinado, dos graus alcançados por alguém no processo de ordenação a que foi submetido. Como twittou outro dia Pierre Levy, as universidades não têm mais o monopólio da distribuição do conhecimento, mas retêm em suas mãos o monopólio da distribuição do diploma. (Augusto de Franco)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quaresma - tempo de voltar para Deus

Texto de Dom. Henrique Soares

O sentido da Quaresma

A Quaresma é um período de quarenta dias. Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

Na Igreja Antiga, este era o tempo no qual os catecúmenos (adultos que se preparavam para o Batismo) recebiam os últimos retoques em sua formação para a vida cristã: eles deveriam entregar-se a uma catequese mais intensa e aos exercícios de oração e penitência. Pouco a pouco, toda a comunidade cristã - isto é, os já batizados em Cristo -, começou a participar também deste clima, tanto para unir-se aos catecúmenos, como para renovar em si a graça de seu próprio batismo e o fervor da vida cristã, preparando-se, assim, para a santa Páscoa.

Assim, surgiu a Quaresma: tempo no qual os cristãos, pela purificação e a oração, buscam renovar sua conversão para celebrarem na alegria espiritual a Santa Vigília de Páscoa, na madrugada do Domingo da Ressurreição, renovando suas promessas batismais. Assim, o santo tempo quaresmal tem uma vertente ascética e uma outra mística, centrada na contemplação do mistério pascal de Cristo.


As práticas da Quaresma

A oração: neste tempo os cristãos se dedicam mais à oração. Uma boa prática é rezar diariamente um salmo ou, para os mais generosos, rezar todo o saltério no decorrer dos quarenta dias. Pode-se, também, rezar a Via Sacra às sextas-feiras!

A penitência: todos os dias quaresmais (exceto os domingos!) são dias de penitência. Cada um deve escolher uma pequena prática penitencial para este tempo. Por exemplo: renunciar a um lanche diariamente, ou a uma sobremesa, etc... Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa os cristãos jejuam: o jejum nos faz recordar que somos frágeis e que a vida que temos é um dom de Deus, que deve ser vivida em união com ele. Os mais generosos podem jejuar todas as sextas-feiras da Quaresma. Farão muitíssimo bem! Recordemo-nos que às sextas-feiras os católicos não devem comer carne; e isto vale para o ano todo!

A esmola: trata-se da caridade fraterna. Este tempo santo deve abrir nosso coração para os irmãos: esmola, capacidade de ajudar, visitar os doentes, aprender a escutar os outros, reconciliar-se com alguém de quem estamos afastados - eis algumas das coisas que se pode fazer neste sentido! É nesta perspectiva que se deve compreender a Campanha da Fraternidade, um gesto de amor de toda a comunidade cristã em relação aos mais necessitados. Neste ano, a Igreja no Brasil lembra-nos que a economia é para o homem e não o homem para a economia: uma economia que honre a Deus, colocando-se a serviço do homem e não do lucro primeiramente.


A leitura da Palavra de Deus: este é um tempo de escuta mais atenta da Palavra: o homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra saída da boca de Deus. Seria muitíssimo recomendável ler durante este tempo o Livro do Êxodo ou o Evangelho de São Lucas ou as Cartas de São Paulo.


A conversão: “Eis o tempo da conversão!”, diz-nos São Paulo. Que cada um veja um vício, um ponto fraco, que o afasta de Cristo, e procure lutar, combatê-lo nesta Quaresma! É o que a Tradição ascética de Igreja chama de “combate espiritual” e “luta contra os demônios”. Nossos demônios são nossos vícios, nossas más tendências, que precisam ser combatidas. Os antigos davam o nome de sete demônios principais: a soberba, a avareza, a tristeza (hoje diz-se a inveja), a preguiça, a ira, a gula, a sensualidade. Estes demônios geram outros. Na Quaresma, é necessário identificar aqueles que são mais fortes em nós e combatê-los! Recomendo, neste sentido, a leitura do livro “O Céu começa em você” de Aselm Grün” ou “Diálogo com Deus”, de García Colombás ou “Jesus de Nazaré”,do Papa Bento XVI.



A liturgia da Quaresma

Este tempo sagrado é marcado por alguns sinais especiais nas celebrações da Igreja: A cor da liturgia é o roxo - sinal de sobriedade, penitência e conversão; não se canta o Glória nas missas (exceto nas solenidades, quando houve); não se canta o aleluia que, sinal de alegria e júbilo, somente será cantado outra vez na Páscoa da Ressurreição; os cantos da missa devem ter uma melodia simples; não é permitido que se toque nenhum instrumento musical, a não ser para sustentar o canto, em sinal de jejum dos nossos ouvidos, que devem ser mais atentos à Palavra de Deus; não é permitido usar flores nos altares, em sinal de despojamento e penitência (nos casamentos e outras festas as igrejas, devem ser enfeitadas com MUITA sobriedade!); a partir da quinta semana da Quaresma podem-se cobrir de roxo ou branco as imagens, em sinal de jejum dos sentido, sobretudo dos olhos.


O importante é que todas estas práticas nos levem a uma preparação séria e empenhada para o essencial: a Páscoa! As observâncias quaresmais não são atos folclóricos, mas instrumentos para nos fazer crescer no processo de conversão que nos leva ao conhecimento espiritual e ao amor de Cristo. Tenhamos em vista que o ponto alto do caminho quaresmal é a renovação das promessas batismais na Santa Vigília pascal e a celebração da Eucaristia de Páscoa nesta mesma Noite Santa, virada do sábado para o Domingo da Ressurreição.

Fonte: http://costa_hs.blog.uol.com.br/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CNBB e CONIC abrem a CF 2010



Foi aberta nesta Quarta-feira de Cinzas, 17, em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (CFE), com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24)”. O evento contou com a participação dos representantes das cinco Igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), responsável pela Campanha deste ano por ser ecumênica.

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terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O twitter e #eadsunday

Publicado originalmente em: http://dandrea.wordpress.com/2010/02/15/ead-sunday-eadsunday-14-fev-2010/

“O que rola em #eadsunday é uma manifestação clara de como é a educação no Sec XXI – interação, conversa, construções”. Volney Faustini


Um grupo multidisciplinar debate aos domingos no Twitter sobre Educação a Distância (EaD), utilizando para isso a hashtag #eadsunday. No Twitter, uma hashtag é uma forma de categorizar as mensagens, para que fique mais fácil de acompanhar as discussões sobre determinado assunto. Percebi ontem mesmo a existência do #eadsunday, cuja origem é explicada por João Mattar, em seu blog. Fui muito bem recebido pelos participantes e passei a participar dos debates também.

Procurarei, neste post, destacar alguns pontos do debate deste último domingo (fazer um relatório completo em tempo hábil pode ser um tanto difícil, considerando que as discussões começaram de manhã e, quase chegando segunda-feira, o debate ainda continua! – acompanhe pela hashtag #eadsunday).

1.Os debates do dia começaram com um questionamento feito por Volney Faustini (@volneyf): “Uma provocação: Internet segura (com dia e site) – cadê os educadores? Quem chamou os promotores e legisladores p a infância?” E completa mais tarde: “Acho que o Internet Segura propóe algo novo: pedagogia do não – um atalho para o desenvolvimento, a ética e a vida”;

2.Proibição do acesso à tecnologia em instituições também foi tema discutido. Fernando Pimentel (@educacaoonline), por exemplo, disse que “No caso das tec e mídias… mts acreditam q servem para entretenimento e então vivem proibindo uso de celular, de netbook, de mp3″. Desta e de outras falas podemos extrair que conhecimento, entretenimento e lixo estão misturados nos meios eletrônicos, e parece que muitas instituições acham mais fácil bloquear o acesso, quando poderiam ajudar os usuários a entender e usar as tecnologias com responsabilidade, e com grandes vantagens, no que tange a educação, acesso ao conhecimento etc.;

3.Sugeriram o termo “McEaD” (salvo engano, foi aqui que apareceu primeiro, pela @mtonus) para fazer referência a uma “mcdonaldização” da Educação a Distância. Mais tarde pedi um conceito sobre isso, para mencionar aqui, e então Jaqueline Flores (@jaqueflowers) me ajudou, dizendo “McEAD: os famosos combos oferecidos por algumas instituições, prometendo mundos e fundos”. Mais cedo, João Mattar (@joaomattar) havia escrito “McEducação: lucro, disneyficação da educação (tudo igual, mickeys voando), poucos grandes provedores de conteúdo”;

4.Falou-se em edutaiment;

5.Carlos Santos (@csantos) perguntou: “O que vocês acham da utilização de Creative Commons para os conteúdos criados em contexto educativo?”.

Bom, acho que eu falei mais ou menos sobre de um terço a metade dos temas abordados ontem no #eadsunday. Como já passa da meia-noite e não conviria demorar muito para publicar este post, o faço assim mesmo, não muito completo, mas sendo possível notar o quanto #eadsunday é algo realmente fenomenal. Eu nunca havia presenciado algo assim antes. Talvez os moldes sim, mas… para dizer a verdade… hoje eu vi os moldes serem quebrados, com discussões robustas e sustentadas, persistindo horas e horas num domingo de carnaval! É uma satisfação ver tanta gente atenta e estudiosa, com espírito colaborativo, construtivo e engajado com a tecnologia.

Pretendo em um próximo post focalizar no tópico 5, acima.

Obrigado a todos os “follows” de hoje! Foram bastantes e por pessoas muito interessantes!

Evento na Paraíba



Do blog:http://luciaserafim.blogspot.com

Em breve na UEPB Campus III em Guarabira haverá um evento muito interessante sobre "Interface dos Saberes, formação docente e diversidade cultural".
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O período é de 24 a 28 de Maio de 2010. Poderemos nos Inscriver com publicação e envio do trabalho completo:até 31 de MARÇO.
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Os GTs são ricos em temas e dois destes trazem temáticas de estudo e discussão com ênfase em GT-04 - INTERFACES ENTRE AUDIOVISUAL, CONTEÚDO WEB,TELEVISÃO E ARTE SEQUENCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR e o GT-13 - EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NOVAS TECNOLOGIAS. .
Vamos juntos participar desta rica semana em aprendizagens. Mais detalhes veja pelo site http://www.dafrainformatica.com/humanidades/

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nota da CNBB sobre o Plano de Direitos Humanos do Governo

A promoção e a defesa dos Direitos Humanos tem sido um dos eixos fundamentais da atuação e missão evangelizadora da CNBB em nosso país. Comprovam-no as iniciativas em prol da democracia; as Campanhas da Fraternidade; a busca pela concretização da Lei 9840 - contra a corrupção eleitoral; a recente Campanha “Ficha Limpa”; a defesa dos povos indígenas e afro-descendentes; o empenho pela Reforma Agrária, a justa distribuição da terra, a ecologia e a preservação do meio ambiente; o apoio na elaboração dos Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Igualdade Racial, entre outros.

Neste contexto, a CNBB se apresenta, mais uma vez, desejosa de participar do diálogo nacional que agora se instaura, sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), tornado público aos 21 de dezembro de 2009.

A Igreja Católica considera o movimento rumo à identificação e à proclamação dos direitos humanos como um dos mais relevantes esforços para responder de modo eficaz às exigências imprescindíveis da dignidade humana (cf. Concílio Vaticano II, Declaração Dignitatis Humanae, 1). O Papa João Paulo II, em seu Discurso à Assembléia Geral das Nações Unidas, em 21 de outubro de 1979, definiu a Declaração Universal dos Diretos Humanos como “uma pedra miliária no caminho do progresso moral da humanidade”.

O Brasil foi uma das 171 nações signatárias da Declaração de Viena, fruto da Conferência Mundial sobre Direitos Humanos, em 1993, sob o signo da indissociabilidade entre Democracia, Desenvolvimento Econômico e Direitos Humanos.

No entanto, em sua defesa dos Direitos Humanos, a Igreja se baseia na concepção de Pessoa Humana que lhe advém da fé e da razão natural. Diante de tantos reducionismos que consideram apenas alguns aspectos ou dimensões do ser humano, é missão da Igreja anunciar uma antropologia integral, uma visão de pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus e chamada, em Cristo, a uma comunhão de vida eterna com o seu Criador. A pessoa humana é, assim, sagrada, desde o momento de sua concepção até o seu fim natural. A raiz dos direitos humanos há de ser buscada na dignidade que pertence a cada ser humano (cf. Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 27). “A fonte última dos direitos humanos não se situa na mera vontade dos seres humanos, na realidade do Estado, nos poderes públicos, mas no próprio ser humano e em Deus seu Criador” (Compêndio de Doutrina Social da Igreja, 153). Tais direitos são “universais, invioláveis e inalienáveis” (JOÃO XXIII, Encíclica Pacem in Terris, 9).

Diante destas convicções, a CNBB tem, ao longo de sua história, se manifestado sobre vários temas contidos no atual Programa Nacional de Direitos Humanos. Nele há elementos de consenso que podem e devem ser implementados imediatamente. Entretanto, ele contém elementos de dissenso que requerem tempo para o exercício do diálogo, sem o qual não se construirá a sonhada democracia participativa, onde os direitos sejam respeitados e os deveres observados.

A CNBB reafirma sua posição, muitas vezes manifestada, em defesa da vida e da família, e contrária à descriminalização do aborto, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e o direito de adoção de crianças por casais homoafetivos. Rejeita, também, a criação de “mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União”, pois considera que tal medida intolerante pretende ignorar nossas raízes históricas.

Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, imploramos as luzes de Deus, para que, juntos, possamos construir uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Brasília, 15 de janeiro de 2010

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Encontro Educação em Rede

Grupo GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação da UFPE realiza agora em março o Encontro de Educação em Rede.

A finalidade do evento é a de consolidar um espaço de análise, reflexão e intercâmbio de experiências e o de fortalecer a colaboração entre as instituições educativas, para facilitar o trabalho conjunto e a estabelecimento de redes de apoio mútuo. O evento se estrutura em três eixos temáticos:
A. Inclusão Digital - Os temas relacionados a este eixo temático tratarão da democratização do conhecimento e da inserção de todos na sociedade da informação e do conhecimento, de forma que as pessoas possam adquirir novas competências e usufruir dos suportes tecnológicos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida;
B. Educomunicação - Neste eixo temático serão discutidas as interrelações entre os vários tipos de saberes que se vinculam à Educação e à Comunicação: o que sentem e pensam as pessoas de si mesmas, dos outros e do mundo que as rodeia, não importando idade, sexo, credo ou condição social. É um campo de ação política, entendida como o lugar de encontro e debate da diversidade de posturas, das diferenças e semelhanças, das aproximações e distanciamentos;
C. EAD - Serão tratados os temas referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na EAD, em um processo de interlocução sobre a relação professor-tutor-aluno, materiais didáticos, currículo, avaliação, Web 2.0.

Leia mais. Inscreva-se: http://genteufpe.blogspot.com/

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Defesa de mestrado marcada

Queridos amigos e amigas,

eu e o mestrando Ibsen Bittencourt estamos na reta final do nosso mestrado.

No próximo dia 26 de fevereiro estaremos defendendo, perante banca de defesa composta por nossos orientadores e renomados professores convidados, as pesquisas que desenvolvemos em nosso mestrado.

Ibsen estará defendendo as 9h e o horário da minha defesa ainda está sendo definido, mas contamos com vocês neste momento significativo de nossas vidas.

Breve divulgaremos local e horário confirmados.

Prof. Ibsen Bittencourt e Prof. Fernando Pimentel