terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O twitter e #eadsunday

Publicado originalmente em: http://dandrea.wordpress.com/2010/02/15/ead-sunday-eadsunday-14-fev-2010/

“O que rola em #eadsunday é uma manifestação clara de como é a educação no Sec XXI – interação, conversa, construções”. Volney Faustini


Um grupo multidisciplinar debate aos domingos no Twitter sobre Educação a Distância (EaD), utilizando para isso a hashtag #eadsunday. No Twitter, uma hashtag é uma forma de categorizar as mensagens, para que fique mais fácil de acompanhar as discussões sobre determinado assunto. Percebi ontem mesmo a existência do #eadsunday, cuja origem é explicada por João Mattar, em seu blog. Fui muito bem recebido pelos participantes e passei a participar dos debates também.

Procurarei, neste post, destacar alguns pontos do debate deste último domingo (fazer um relatório completo em tempo hábil pode ser um tanto difícil, considerando que as discussões começaram de manhã e, quase chegando segunda-feira, o debate ainda continua! – acompanhe pela hashtag #eadsunday).

1.Os debates do dia começaram com um questionamento feito por Volney Faustini (@volneyf): “Uma provocação: Internet segura (com dia e site) – cadê os educadores? Quem chamou os promotores e legisladores p a infância?” E completa mais tarde: “Acho que o Internet Segura propóe algo novo: pedagogia do não – um atalho para o desenvolvimento, a ética e a vida”;

2.Proibição do acesso à tecnologia em instituições também foi tema discutido. Fernando Pimentel (@educacaoonline), por exemplo, disse que “No caso das tec e mídias… mts acreditam q servem para entretenimento e então vivem proibindo uso de celular, de netbook, de mp3″. Desta e de outras falas podemos extrair que conhecimento, entretenimento e lixo estão misturados nos meios eletrônicos, e parece que muitas instituições acham mais fácil bloquear o acesso, quando poderiam ajudar os usuários a entender e usar as tecnologias com responsabilidade, e com grandes vantagens, no que tange a educação, acesso ao conhecimento etc.;

3.Sugeriram o termo “McEaD” (salvo engano, foi aqui que apareceu primeiro, pela @mtonus) para fazer referência a uma “mcdonaldização” da Educação a Distância. Mais tarde pedi um conceito sobre isso, para mencionar aqui, e então Jaqueline Flores (@jaqueflowers) me ajudou, dizendo “McEAD: os famosos combos oferecidos por algumas instituições, prometendo mundos e fundos”. Mais cedo, João Mattar (@joaomattar) havia escrito “McEducação: lucro, disneyficação da educação (tudo igual, mickeys voando), poucos grandes provedores de conteúdo”;

4.Falou-se em edutaiment;

5.Carlos Santos (@csantos) perguntou: “O que vocês acham da utilização de Creative Commons para os conteúdos criados em contexto educativo?”.

Bom, acho que eu falei mais ou menos sobre de um terço a metade dos temas abordados ontem no #eadsunday. Como já passa da meia-noite e não conviria demorar muito para publicar este post, o faço assim mesmo, não muito completo, mas sendo possível notar o quanto #eadsunday é algo realmente fenomenal. Eu nunca havia presenciado algo assim antes. Talvez os moldes sim, mas… para dizer a verdade… hoje eu vi os moldes serem quebrados, com discussões robustas e sustentadas, persistindo horas e horas num domingo de carnaval! É uma satisfação ver tanta gente atenta e estudiosa, com espírito colaborativo, construtivo e engajado com a tecnologia.

Pretendo em um próximo post focalizar no tópico 5, acima.

Obrigado a todos os “follows” de hoje! Foram bastantes e por pessoas muito interessantes!

Nenhum comentário: