A seguir apresentamos o resumo da dissertação de mestrado do Prof. Ibsen Mateus Bittencourt, a ser defendida na próxima sexta-feira, às 9h da manhã no auditório do Centro de Educação da UFAL.
Tema: A evasão nos cursos a distânica: estudo de caso do curso piloto de administração da UFAL/UAB.
Resumo:
A evasão nos cursos de EAD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais das instituições até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. O problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate a evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Não existe uma política efetiva de combate à evasão nos cursos de EAD que vem aumentando significativamente nos últimos anos de acordo com a ABRAEAD (2007). Este estudo investiga os fatores que influenciaram na evasão de alunos do Curso Piloto de Administração a distância da UFAL/UAB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo qualitativa-quantitativa do tipo estudo de caso, no qual foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Com os resultados da pesquisa constata-se que a principal causa da evasão dos alunos no curso está relacionada a problemas endógenos, ou seja, relacionados a instituição de ensino superior, problemas como: atitude comportamental ligadas diretamente a insatisfação com o tutor e professores; motivos institucionais e requisitos didáticos pedagógicos relacionados a problemas com a plataforma e encontros presenciais. Para Seidman (2005), atuar efetivamente nos fatores endógenos relacionados à evasão as instituições devem ser ágeis na identificação do aluno em situação de risco e intervir rapidamente, com intensidade e continuadamente. Verificamos que o maior número de alunos evadidos, de acordo com a amostra da pesquisa, está no primeiro ano com 64% e 21% no segundo ano do curso, ou seja, 85% dos alunos evadiram antes da metade do curso. A evasão de cursos a distância é uma preocupação constante dos gestores universitários, não sendo diferentes com os gestores desse curso bem como dos demais cursos a distância da UFAL. Este estudo poderá contribuir para facilitar a tomada de decisão. Com a elaboração de uma política de combate a evasão em cursos a distância da UFAL/UAB.
Palavras-Chave: Evasão, Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil
Tema: A evasão nos cursos a distânica: estudo de caso do curso piloto de administração da UFAL/UAB.
Resumo:
A evasão nos cursos de EAD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais das instituições até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. O problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate a evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Não existe uma política efetiva de combate à evasão nos cursos de EAD que vem aumentando significativamente nos últimos anos de acordo com a ABRAEAD (2007). Este estudo investiga os fatores que influenciaram na evasão de alunos do Curso Piloto de Administração a distância da UFAL/UAB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo qualitativa-quantitativa do tipo estudo de caso, no qual foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Com os resultados da pesquisa constata-se que a principal causa da evasão dos alunos no curso está relacionada a problemas endógenos, ou seja, relacionados a instituição de ensino superior, problemas como: atitude comportamental ligadas diretamente a insatisfação com o tutor e professores; motivos institucionais e requisitos didáticos pedagógicos relacionados a problemas com a plataforma e encontros presenciais. Para Seidman (2005), atuar efetivamente nos fatores endógenos relacionados à evasão as instituições devem ser ágeis na identificação do aluno em situação de risco e intervir rapidamente, com intensidade e continuadamente. Verificamos que o maior número de alunos evadidos, de acordo com a amostra da pesquisa, está no primeiro ano com 64% e 21% no segundo ano do curso, ou seja, 85% dos alunos evadiram antes da metade do curso. A evasão de cursos a distância é uma preocupação constante dos gestores universitários, não sendo diferentes com os gestores desse curso bem como dos demais cursos a distância da UFAL. Este estudo poderá contribuir para facilitar a tomada de decisão. Com a elaboração de uma política de combate a evasão em cursos a distância da UFAL/UAB.
Palavras-Chave: Evasão, Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário