domingo, 23 de agosto de 2009

Processos de Cooperação e Colaboração

Disponibilizo com vocês dois novos mapas conceituais, elaborados com o auxílio do Cmap Tools e com um site de criação de avatar.


Os dois mapas apresentam a diferença entre os dois processos que podemos encontrar em atividades de interação: cooperação e colaboração.
.



Os mapas foram elaborados a partir das figuras 1 e 2 de COSTA, PARAGUAÇU e MERCADO, 1996 - Ferramentas de Aprendizagem Colaborativa na Internet.

3 comentários:

Ivanderson Pereira da Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ivanderson Pereira da Silva disse...

Muito bem professor!!! Ficou excelente!!!!! Você se supera a cada dia hein...

Rosangela Gomes disse...

Caro Prof. Pimentel:
Participo de um curso do CECIERJ/Extensão e lá, estamos debatendo sobre o assunto: Diferenças entre cooperação e colaboração.
Uma colega indicou seu blog para que analisássemos o esquema apresentado.
Mas, de acordo com pesquisas realizadas no grupo, destacamos que:

"COLABORAÇÃO

A colaboração pode ser definida como o tipo de interação no qual cada indivíduo contribui com sua parte. Não acontece um diálogo entre os participantes para pensar em conjunto a obra, mas uma contribuição ou ajuda, como diz Vygotsky, para alcançar um resultado que não poderia ser alcançado individualmente.

COOPERAÇÃO

Para Piaget, a cooperação é um tipo de interação onde dois ou mais indivíduos estão relacionados de forma não-hierárquica, envolvendo a correspondência recíproca entre os indivíduos, para chegar à um objetivo em comum (a obra coletiva). É a interação mútua. Se a colaboração envolve a contribuição, a cooperação envolve o diálogo. "

A você não parece que o título dos esquemas estão trocados.

Eu identifico o primeiro esquema como colaboração e o segundo como cooperação. Estou equivocada?

Um abraço,
Rosângela Gomes