.
O comentário nos faz refletir um pouco mais sobre processos de interação e sobre redes na Internet (ler Recuero), tendo em vista que nosso blog foi "twitado" no espaço do Web Currículo no Twiter.
.
Os processos de interação são fundamentais para que o conhecimento seja compartilhado e construído. No contexto do ciberespaço (LEVY, 2000) os conceitos de comunicação e interação são retomados e analisados na busca por um melhor aproveitamento da Rede, em vista da compreensão de como se processa o ensino-aprendizagem, compreendido como conseqüência da mediação que ocorre nos espaços e ambientes virtuais.
.
Ao utilizamos as ferramentas do ciberespaço por meio de suas interfaces estamos aqui analisando especificamente o microblog como instrumento que detêm possibilidades de utilização no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos este postulado tendo como base a abordagem sócio-interacionista (VYGOTSKY, 1989) e da Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996). Estas duas bases teóricas nos apresentam uma visão de três elementos necessários para a proposição de uma educação mais tecnologizada: a comunicação, a interação e a aprendizagem mediada.
Ao utilizamos as ferramentas do ciberespaço por meio de suas interfaces estamos aqui analisando especificamente o microblog como instrumento que detêm possibilidades de utilização no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos este postulado tendo como base a abordagem sócio-interacionista (VYGOTSKY, 1989) e da Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996). Estas duas bases teóricas nos apresentam uma visão de três elementos necessários para a proposição de uma educação mais tecnologizada: a comunicação, a interação e a aprendizagem mediada.
.
A comunicação (FREIRE, 1996) é apontada como uma necessidade dialógica que exige de seus interagentes a percepção do outro no processo como interdependentes da ação, sem a busca insana pelo poder da palavra (ou gerado pela palavra), mas perceber o outro nesta dialética. Na educação mais tecnologizada esta comunicação é vista a partir de uma multidirecionalidade, sendo uma de suas principais características. Esta relação dialógica e multidirecional é a geradora, da aprendizagem.
A comunicação (FREIRE, 1996) é apontada como uma necessidade dialógica que exige de seus interagentes a percepção do outro no processo como interdependentes da ação, sem a busca insana pelo poder da palavra (ou gerado pela palavra), mas perceber o outro nesta dialética. Na educação mais tecnologizada esta comunicação é vista a partir de uma multidirecionalidade, sendo uma de suas principais características. Esta relação dialógica e multidirecional é a geradora, da aprendizagem.
.
Como diz Renata, é a integração de tecnologias (e interfaces) para a construção do conhecimento.
.
Eis o comentário que - devido a sua relevância - decidi publicar aqui neste post:
.
Olá Fernando! Sou da PUC-SP e estão muito interessantes realmente os caminhos do Web Currículo. Seu post uniu vários links interessantes e divulguei-o também no Twitter @webcurriculo. Que continuemos lutando pela integração das tecnologias ao currículo. Parabéns pelo blog []s (Renata Aquino - PUC-SP)
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário