quarta-feira, 19 de março de 2008

TRABALHO INFANTIL (7º ano CSU)

Por MICHELE MARQUES DE MELLO (http://trabalhoinfantilm.blogspot.com/)

O trabalho infantil tornou-se uma fonte de renda para as famílias. Além dos pais conduzirem seus filhos a exploração sexual, os submetem a venda, ou seja, comercializam suas crianças como se fossem um pacote de arroz.

Na África os conhecidos como "Mercadores de homens" compram essas crianças por um dinheiro miserável e os obrigam a trabalhar em plantações de algodão e cacau. As meninas são humilhadas, sofrem abuso e muitas vezes machucadas se algo não está de acordo com as famílias dos ricos.

Sabemos meu caro leitor, que não é somente na África que esse tipo de situação ocorre, mas é diante de nós, ter piedade, doar alguma roupa, ou ajudar em algo essas crianças é válido, mas não é o suficiente.

Precisamos fazer muito mais, denunciar, encaminhá-los a educação de qualidade, protestar, caso contrário nossa conivência só aumentará a dor desses pequenos.



23 comentários:

Anônimo disse...

Ana Carolina Rodrigues 7ªano A Colégio Santa Úrsula
O trabalho infantil e a exploração sexual é uma das coisas ruins ocorrentes no mundo que não param de crescer o certo é denunciar mais nem todas as pessoas acham isto certo pois para alguns é um modo de ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

Gabriela Kauana 7ano C Colégio Santa Úrsula.
o trabalho infantil é uma coisa muito ruim para o nosso país e também para essas crianças que estão sendo esploradas.Temos que dnumciar pois só assim nosso país vai melhorar nesse ponto.

Anônimo disse...

Gabryel Celves 7 ano B Colegio Santa Ursula.

Toda criança tem direito à escola, ao lazer e à saúde. Essas garantias quem dá é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

Mas, infelizmente, existe um número grande de crianças fora da sala de aula. Elas são obrigadas a trabalhar para ajudar em casa.Nosso país é o terceiro país da America Latina que mais explora o trabalho infantil,isso é uma vergonha para nosso país.
A lei brasileira classifica como trabalho infantil aquele feito por menores de 16 anos, e só permite que um jovem trabalhe a partir dos 14 anos.

Me disse...

Maria Clara Tenório 7º D Colégio Santa Úrsula.

O trabalho infantil é algo que deve ser realmente combatido, com certeza nós devemos combater e denunciar estes casos,uma das coisas mais graves é a venda para prostituíção.

Anônimo disse...

Marcelo Herval 7° D Colégio santa Úrsula

Nossa o trabalho infantil é chocante.As crianças são submetidas a verdadeiras torturas.Lugar de criança é na escola, e não sendo 'comercializadas'.

Administrador disse...

Eduardo Mezzavilla 7ºano B CSU
Eu acho que é horrivél, pois crianças não foram feitas para trabalhar elas têm é que aproveitar a sua infância

Anônimo disse...

Nesse trecho fala que esses homens aproveitam a vida,eles estao contemplando a vida,eles sabem que nao é para sempre.

Anônimo disse...

Pedro Henrique Omena 7ª ano do colégio Santa Úrsula
Eu acho que o trabalho infantil ficou muito comum nas familias pelo fato delas conseguirem aumentar sua renda.Mas isso não é certo,os pais tem que ter conciencia de que seus filhos precisam estudar para ser alguen na vida.
A exploração sexual no Brasil é um problema muito sério,muitas vezes essas crianças se vendem até por 1,00 real.Isso é um absurdo.

Unknown disse...

Roberto Brito 7º "A" CSU
Hoje em dia é comum a venda de crianças nas famílias mais pobres. Pois elas vendem as crianças por preços absurdos, e infelizmente isso acontece nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Gabriel Filipe Pierri.,

Anônimo disse...

Pedro Moraes C. D`Albuquerque - 7 ano D - Colégio Santa Ùrsula
Eu acho que toda criança tem direito de brincar e estudar e que a exploração da criança começa muitas vezes em casa. O governo deveria fiscalizar e punir quem explora.

Anônimo disse...

DARLAN MEDEIROS 7 ano B ou 6 serie
do colegio santa ursula.

O trabalho infantil e um pessimo exemplo para o pais brasil, trabalho infantil significa basicamente EXPLORAÇAO DAS CRIANÇAS, isso e um absurdo as crianças deviam estar em escolas, estudando, bricando.Por mim todas as crianças deveriam pelo menos ter uma casa nem isso algumas tem TRABALHAM para sustentar o pai ou a mae.ATE QUE PONTO ISSO IRAR CHAEGAR.....

Anônimo disse...

Ingrid Almeida da Costa 7ºano "E"
Na minha opinião o trabalho infantil é um modo errado de se conseguir dinheiro!!!
Em vez de arrumar um trabalho as pessoas colocam seus filhos para trabalhar!!
O Brasil precisa fazer algum programa de apoio a essas crianças assim talvez conseguiremos diminuir essa taxa de trabalho infantil!
Parabéns pelas aulas professor!!!
Vc é dez!!!
Beijusss

Ramon disse...

Ramon 7ª ano E do colégio Santa Úrsula.
O trabalho infantil e uma das piores formas de ganhar dinheiro,por que vender crianças por que ao invez de vender elas não preservar-las os pais que tem essa ideia não gostariam que fizessem isso com eles

Anônimo disse...

O trbalho Infaltil está sendo uma coisa muito grave,pois,crianças estão sendo abusadas,mesmo,ajudando elas não vai servir,pois, tudo que elas querem é ser feliz com sua família.

Anônimo disse...

Jorge Alberto 7º E CSU

O trbalho Infaltil está sendo uma coisa muito grave,pois,crianças estão sendo abusadas,mesmo,ajudando elas não vai servir,pois, tudo que elas querem é ser feliz com sua família.

Anônimo disse...

O trabalho Infaltil está sendo uma coisa muito grave,pois,crianças estão sendo abusadas,mesmo,ajudando elas não vai servir,pois, tudo que elas querem é ser feliz com sua família.

Anônimo disse...

Jorge Alberto G. filho
CSU 7ºE O trabalho Infaltil está sendo uma coisa muito grave,pois,crianças estão sendo abusadas,mesmo,ajudando elas não vai servir,pois, tudo que elas querem é ser feliz com sua família.

Unknown disse...

João Vítor Madeiro Rodrigues 7 ano E Colégio Santa úrsula
Na minha opinião o trabalho infantil é mto ruim pois prejudica a vida de várias crianças.Toda a criança tem que estudar não ser abusada para ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

Lorenna Nascimento Monteiro 7ºano C
Colégio Santa Úsula.

O "trabalho infantil" é crime pois toda criança tem direito a estudar, brincar...Eé nosso dever denunciar as pessoas que praticam isso POR QUE TODA CRIANÇA MERECE SER FELIZ!

Anônimo disse...

Larissa Vilela Almeida Celestino, Colégio Santa Úrsula,7º D

Atualmente o trabalho infantil é muito praticado por crianças e adolescentes, pois os pais dessas crianças tem muitos filhos e pouca renda, muitos nem trabalham.Então, o único jeito que encontram para aumentar a renda é colocar o filho para trabalhar. Mas, alguns pais preferem vender seus filhos por pouco dinheiro.

A maioria das crianças vendidas são exploradas sexualmente, obrigadas a trabalhar, e podem acabar sendo consumidoras de drogas.

Esse caso é muito sério pois lugar de criança é na escola, as autoridades competentes devem fazer alguma coisa, pois as crianças de hoje são os adultos de amanhã.

Anônimo disse...

Danielle Costa 7° E Colégio Santa Úrsula

O trabalho infantil é uma das piores formas de se conseguir dinheiro. Essas crianças que sofrem todos esses abusos deveriam estar numa escola, recebendo educação. Mas a culpa disso tudo não é só dos pais que puseram essas crianças no mundo, o governo também é responsaval, por não criar um programa social que crie outras formas de ganhar dinheiro para as famílias que precisam.

Anônimo disse...

Pietro Mascagni - 7º A - Colégio Santa Úrsula
Ser criança é sinônimo de brincar, estudar e aprender, concorda?
O trabalho infantil é prejudicial para as crianças pois impede que elas aproveitem a infância, que freqüentem a escola, que se desenvolvam e tenham boa educação e, às vezes, causa sérios problemas físicos ou psicológicos que duram para o resto da vida. Essa realidade precisa mudar.