O contexto das investigações
sobre os jogos digitais já ultrapassa quatro décadas, mas ainda existe uma
lacuna entre o que é produzido cientificamente e a formação de professores. Os
jogos digitais possuem elementos que possibilitam a aprendizagem tangencial e,
ao jogar, promovem imersão e envolvimento, com o desenvolvimento de estratégias
de aprendizagem. Esta pesquisa (work in progess), tem como objetivo
geral investigar a mobilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem
por meio dos jogos digitais em contexto universitário, contribuindo para tornar
mais efetivo o uso destes artefatos e subsidiar processos de decisão de uso,
integração, mediações pedagógicas e gestão de ensino-aprendizagem. É uma
pesquisa categorizada como exploratória; segue uma abordagem dialética, e tem
como abordagem o método misto com o Design Science Research (DSR). Os
sujeitos serão estudantes universitários e professores que estudam sobre os
jogos digitais, como também estudantes universitários usuários de tais jogos.
Serão utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, como o Metacognitive
Awareness Inventory (MAI) e questionários, e utilizando-se de técnicas e softwares
para a análise dos dados. Espera-se, enquanto desenvolvimento tecnológico ou de
inovação, a criação de elementos que subsidiarão a formação de professores
(framework, estudos, manuais, cartilhas), tendo em vista que os jogos digitais
ainda não fazem parte do currículo formal da formação de licenciandos no
Brasil. A investigação buscará indicar elementos que poderão ser incorporados
pelos game designers no planejamento, criação e desenvolvimento de novos jogos
digitais (educacionais ou não), pois serão indicados que aspectos dos jogos
digitais podem mobilizar a metacognição.
Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/17375
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