sexta-feira, 16 de junho de 2023

Estratégias Metacognitivas com Jogos Digitais no Ensino Superior

 


Publicação nos Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde (2022 - Salvador)

Estratégias Metacognitivas com Jogos Digitais no Ensino Superior

Resumo:

O contexto das investigações sobre os jogos digitais já ultrapassa quatro décadas, mas ainda existe uma lacuna entre o que é produzido cientificamente e a formação de professores. Os jogos digitais possuem elementos que possibilitam a aprendizagem tangencial e, ao jogar, promovem imersão e envolvimento, com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Esta pesquisa (work in progess), tem como objetivo geral investigar a mobilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem por meio dos jogos digitais em contexto universitário, contribuindo para tornar mais efetivo o uso destes artefatos e subsidiar processos de decisão de uso, integração, mediações pedagógicas e gestão de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa categorizada como exploratória; segue uma abordagem dialética, e tem como abordagem o método misto com o Design Science Research (DSR). Os sujeitos serão estudantes universitários e professores que estudam sobre os jogos digitais, como também estudantes universitários usuários de tais jogos. Serão utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, como o Metacognitive Awareness Inventory (MAI) e questionários, e utilizando-se de técnicas e softwares para a análise dos dados. Espera-se, enquanto desenvolvimento tecnológico ou de inovação, a criação de elementos que subsidiarão a formação de professores (framework, estudos, manuais, cartilhas), tendo em vista que os jogos digitais ainda não fazem parte do currículo formal da formação de licenciandos no Brasil. A investigação buscará indicar elementos que poderão ser incorporados pelos game designers no planejamento, criação e desenvolvimento de novos jogos digitais (educacionais ou não), pois serão indicados que aspectos dos jogos digitais podem mobilizar a metacognição.

Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/17375


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