Gamificação em foco: uma experiência com a plataforma Symbaloo Learning Paths na pós-graduação
Resumo
Este estudo apresenta uma experiência como uso da gamificação a partir da plataforma Symballo Learning Paths com estudantes de mestrado e doutorado em Educação de uma instituição pública de ensino superior (IPES) na disciplina de Recursos Digitais Educacionais. Para desenvolver essa experiência, utilizou-se como suporte o recurso da Realidade Aumentada, por meio de códigos QR, a partir da gamificação do conteúdo “Introdução à Cibercultura”. Como metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os dados foram coletados a partir da observação participante e com o uso de um diário de campo e registros audiovisuais, em seguida foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo. Foi possível concluir que a plataforma Symballo Learning Paths ofereceu um suporte eficaz para o desenvolvimento da gamificação do conteúdo proposto. No contexto da intervenção, os elementos do designe dos games proporcionaram aumento da motivação e do engajamento dos estudantes, o que resultou em um ambiente favorável para a construção do conhecimento crítico e colaborativo.FERREIRA, J. R.; PIMENTEL, F. Gamificação em foco: uma experiência com a plataforma Symbaloo Learning Paths na pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, v. 29, n. 2, p. 701-726, 25 nov. 2022.
Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9641
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