Vamos falar de Revisão Sistemática de Literatura (RSL)?
Uma RSL é uma forma sistemática que o pesquisador tem para a constituição do estado da arte sobre um determinado tema, e podemos dizer que ela é composta de três fases: (a) planejamento, (b) coleta dos dados e (c) resultados.
Para o bom desenvolvimento de uma RSL, espera-se que o pesquisador "gaste" um bom tempo planejando o seu protocolo, para que seja efetivo. E isso inclui analisar outras Revisões já publicadas, pois já podem conter os resultados que o pesquisador espera, sendo desnecessário fazer uma nova RSL.
Abaixo com partilho uma RSL que começamos a desenvolver no âmbito da pesquisa Estratégias metacognitivas com jogos digitais no Ensino Superior, financiada pelo CNPq com bolsa de produtividade 2.
Esse protocolo foi elaborado em consonância com o software StArt (State of the Art through Systematic Review). Farei uma postagem específica sobre ele em outra ocasião.
Sugestão de leitura para aprofundamento sobre revisões sistemáticas:
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário