sábado, 19 de junho de 2021

Diário da pesquisa

Ontem comecei uma nova fase da pesquisa.

Na semana passada, após a reunião com as duas supervisoras, profa. Daniela (UFSC) e profa. Margarida (UA), o roteiro de entrevista foi encaminhado para duas especialistas em educação e jogos digitais. Ontem recebi o retorno da última pesquisadora que convidamos para a avaliação (avaliação de juízes). O retorno das observações foram positivos, concluindo uma primeira etapa de validação deste roteiro.

A segunda etapa da validação do roteiro da entrevista, que começamos ontem, consiste na aplicação teste do roteiro. Estou fazendo com estudantes do Brasil e tentaremos, via profa. Margarida, também em Portugal. A entrevista será aplicada com alguns estudantes para verificação das respostas: será que elas conseguem extrair aquilo que precisamos? Será que alcançamos o objetivo que determinamos para este instrumento?

A perspectiva é que nos próximos dias possamos fazer a seleção do grupo de estudantes que fará parte da pesquisa como entrevistado.

Paralelamente outras atividades vão sendo realizadas... já alcançamos 70% do curso do R, e já estamos usando o software para algumas análises de outro estudo. Vejamos alguns gráficos!

Aqui temos um gráfico com todas as categorias:

Este gráfico a seguir apresenta os dados de uma categoria separadamente:

Este gráfico apresenta a categoria acima, mas com uma subdivisão dos dados a partir do gênero:


Por fim, este gráfico último gráfico apresenta os dados da mesma categoria, como os dados separados por cidade dos respondentes:


O passo a passo e o script do R para a criação deste tipo de gráfico estão em: https://www.linkedin.com/pulse/ecala-likert-rstudio-isadora-lupchinski


Nenhum comentário: