terça-feira, 22 de junho de 2021

The augmented reality from the student perspective

 THE AUGMENTED REALITY FROM THE STUDENT PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY RESEARCH IN UNIT/AL ENGINEERING COURSES

ABSTRACT: This article presents an analysis of the perspectives of students from engineering courses of the Uni-versity Center Tiradentes (UNIT / AL) in relation to Augmented Reality (AR) as a resource present in teaching didactic materials. AR is an easy-to-access software that allows the visualization of a virtual object  in  the  real  world,  thus  being  possible  through  a  smartphone.  Initially,  we  presented  students  with  examples  of  AR  applications  through  the  presentation  of  a  didactic  material  and  data  was  pro-duced  by  a  questionnaire  answered  by  themselves.  Several  researches  demonstrate  their  use  in  the  educational environment, however, this search seeks to know what they think about this technology. The data analysis showed a good acceptance and a high level of satisfaction among students, having videos associated with the teaching material being highlighted as excellent. In this way, we propose an insertion of AR into teaching didactic materials for being an important digital resource for Education.

Keywords: Augmented Reality. Courseware. Learning.

Brião, F. dos S., & Pimentel, F. S. C. (2021). A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL. EDUCAÇÃO10(3), 200–211. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211



A realidade aumentada na perspectiva do estudante

 Novo artigo publicado:

A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL


Resumo: O presente artigo apresenta uma análise das perspectivas de estudantes de cursos de engenharia no Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) em relação a Realidade Aumentada (RA) como um recurso presente nos materiais didáticos pedagógicos. A RA é um recurso digital de fácil utilização capaz de projetar a visualização de um objeto virtual no mundo real, sendo possível ser utilizada através de um smartphone. Inicialmente, apresentamos aos estudantes exemplos das aplicações da RA através da apresentação de um material didático e por um questionário respondido por eles se obteve a produção dos dados. Diversas pesquisas demonstram sua utilização no meio educacional, no entanto, essa pesquisa busca saber o que os estudantes pensam sobre essa tecnologia no meio educacional. Na análise dos dados se percebe a boa aceitação e alto nível de satisfação dos estudantes, tendo as videoaulas associados ao material didático destacadas como excelentes. Desse modo, propõem-se a inserção da RA nos materiais didáticos pedagógicos pode ser um recurso digital importante para a Educação.

Palavras-chave: Realidade  Aumentada.  Material  Didático.  Aprendizagem.

Brião, F. dos S., & Pimentel, F. S. C. (2021). A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL. EDUCAÇÃO10(3), 200–211. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211

sábado, 19 de junho de 2021

Diário da pesquisa

Ontem comecei uma nova fase da pesquisa.

Na semana passada, após a reunião com as duas supervisoras, profa. Daniela (UFSC) e profa. Margarida (UA), o roteiro de entrevista foi encaminhado para duas especialistas em educação e jogos digitais. Ontem recebi o retorno da última pesquisadora que convidamos para a avaliação (avaliação de juízes). O retorno das observações foram positivos, concluindo uma primeira etapa de validação deste roteiro.

A segunda etapa da validação do roteiro da entrevista, que começamos ontem, consiste na aplicação teste do roteiro. Estou fazendo com estudantes do Brasil e tentaremos, via profa. Margarida, também em Portugal. A entrevista será aplicada com alguns estudantes para verificação das respostas: será que elas conseguem extrair aquilo que precisamos? Será que alcançamos o objetivo que determinamos para este instrumento?

A perspectiva é que nos próximos dias possamos fazer a seleção do grupo de estudantes que fará parte da pesquisa como entrevistado.

Paralelamente outras atividades vão sendo realizadas... já alcançamos 70% do curso do R, e já estamos usando o software para algumas análises de outro estudo. Vejamos alguns gráficos!

Aqui temos um gráfico com todas as categorias:

Este gráfico a seguir apresenta os dados de uma categoria separadamente:

Este gráfico apresenta a categoria acima, mas com uma subdivisão dos dados a partir do gênero:


Por fim, este gráfico último gráfico apresenta os dados da mesma categoria, como os dados separados por cidade dos respondentes:


O passo a passo e o script do R para a criação deste tipo de gráfico estão em: https://www.linkedin.com/pulse/ecala-likert-rstudio-isadora-lupchinski


quarta-feira, 16 de junho de 2021

Aprendizado de Ciências com Jogos Digitais

Na tarde de hoje estive presente na aula do prof. Dr. Bruno Leite, do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Na disciplina Seminários de Pesquisa I, com os mestrandos da turma de 2021, dialogamos sobre as possibilidades de utilização dos jogos digitais no ensino de Ciências.


A aula teve como tema Aprendizado de Ciências com Jogos Digitais, e na oportunidade foi possível conhecer alguns jogos digitais elaborados especificamente para o ensino de Ciências. 

Agradeço ao prof. Dr. Bruno pelo convite, e também agradeço aos alunos presentes virtualmente. Foi um momento singular de muitas trocas de ideias.

Como criar seu próprio jogo digital?

Como atividade pós-evento do XIV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, realizamos o workshop Da ideia à narrativa: criação de uma narrativa de jogo digital com a Gamers4Nature Toolkit to Game Design.



O workshop foi apresentado pelos pesquisadores portugueses Pedro Beça e Mónica Aresta (Universidade de Aveiro/ DigiMedia - Digital Media and Interaction), apresentando o Toolkit elaborado por eles e que visa ajudar os professores a elaborarem seus jogos digitais.

Estive mediando o workshop, que nos trouxe muito aprendizado e reflexão sobre as possibilidades do toolkit. E para quem não pode acompanhar o vivo, pode assistir no Youtube, no Canal do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais:


sexta-feira, 11 de junho de 2021

Diário de pesquisa pós-doutoramento

 E como vamos no pós-doc?

Essa tem sido uma pergunta recorrente. E, quando possível, tento mostrar que estou usando este canal aqui para compartilhar o status da pesquisa.

Neste momento estamos na coleta dos dados com o primeiro instrumento (questionário), coletando dados de estudantes universitários de todo o Brasil. Neste momento temos 814 respostas (dados brutos que serão analisados após uma "limpeza").

Hoje de manhã tive reunião com as supervisoras das duas instituições que estou vinculado (UA e UFSC). A reunião foi produtiva, pois analisamos o status da pesquisa e definimos alguns passos para dar continuidade. Breve começamos a analisar a coleta.

Hoje foi decidido que o roteiro de questões (guião) da entrevista (instrumento 2 da pesquisa) deveria ser validado por juízes, e depois fazer um teste piloto. A versão para os juízes já foi encaminhada. Vamos aguardar o retorno.

E por falar em coleta, sigo estudando a estatística e fazendo o curso do R, com o Prof. Marcos Vital. Para quem desejar conhecer um pouco do R, siga os blogs dele:  https://cantinhodor.wordpress.com/https://marcosvital.medium.com/


Tenho estudado e realizado alguns testes com o R. Só para dar uma "palhinha", vejam o gráfico que consegui criar com uma parte dos dados coletados (ainda sem tratamento, só para teste do gráfico mesmo):

Como o questionário (instrumento 1 da pesquisa) foi basicamente elaborado usando escala de Likert, preciso ter atenção a que tipos de análises podem ser realizadas.

Aqui deixo registrado o link de um site com vários scripts de gráficos do R... https://www.r-graph-gallery.com/

quarta-feira, 9 de junho de 2021

XIV SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 Hoje encerramos o XIV SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO.


Foram dois dias intensos, com uma participação qualificada de pesquisadores, desenvolvedores, comunicadores e professores de diferentes áreas. Em sua 14ª edição, e a primeira totalmente online (por questões da pandemia), o SJEEC discutiu sobre a transversalidade dos jogos digitais com temáticas atuais e apresentando a experiência de grupos de pesquisas nacionais internacionais.

Se você perdeu alguma das atividades, pode ver (ou rever) no canal do Comunidades Virtuais no Youtube

Se deseja se manter atualizado sobre as atividades, pesquisas, eventos, siga o Comunidades Virtuais nas redes sociais (Instagram, Twitter ou Facebook).

Na próxima segunda-feira (14 de junho), às 10h pelo canal do CV no Youtube, teremos o pós-evento, com o Workshop Da Ideia à Narrativa, com os professores Pedro Beça e Mónica Aresta, da Universidade de Aveiro (Portugal).