DO TUTOR AO PROFESSOR EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM
UMA IES DO NORDESTE BRASILEIRO
RESUMO: A presente investigação teve por objetivo analisar, a partir de um relato de experiência com tutoria e
docência online, a ressignificação do papel do educador para atuar na modalidade EaD, com o
entrelaçamento dos papéis de tutor e professor a distância no contexto do ensino de nível superior,
tendo em vista as mudanças educacionais frente às novas exigências acadêmicas, tecnológicas, e de
competência do perfil do professor. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, teve como
metodologia o enfoque do tipo intervenção (DAMIANI et al, 2014; FÁVERO, 2011), através do relato
de experiência, por entender que a pertinência metodológica está na origem da experiência, dos
objetivos, dos problemas que nele se expõem e colaboram para a práxis metodológica. Os
participantes da pesquisa foram professores já atuantes na IES investigada, selecionados para
colaborar no projeto de EAD institucional. Os principais resultados revelam é necessário promover a
integração do humano ao tecnológico, promovendo inovações para o desenvolvimento de
competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas na interação online, possibilitando a percepção
que os professores participantes de tal investigação não dominavam as TD, proporcionando a maior
atuação do tutor e, por conseguinte, sua promoção a professor EAD.
Palavras-chave: Tutor online, Professor conteudista, Educação a distância
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13765_01102019162236.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário