terça-feira, 12 de novembro de 2019

Publicação sobre tutoria no VI Conedu

DO TUTOR AO PROFESSOR EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA IES DO NORDESTE BRASILEIRO

RESUMO: A presente investigação teve por objetivo analisar, a partir de um relato de experiência com tutoria e docência online, a ressignificação do papel do educador para atuar na modalidade EaD, com o entrelaçamento dos papéis de tutor e professor a distância no contexto do ensino de nível superior, tendo em vista as mudanças educacionais frente às novas exigências acadêmicas, tecnológicas, e de competência do perfil do professor. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, teve como metodologia o enfoque do tipo intervenção (DAMIANI et al, 2014; FÁVERO, 2011), através do relato de experiência, por entender que a pertinência metodológica está na origem da experiência, dos objetivos, dos problemas que nele se expõem e colaboram para a práxis metodológica. Os participantes da pesquisa foram professores já atuantes na IES investigada, selecionados para colaborar no projeto de EAD institucional. Os principais resultados revelam é necessário promover a integração do humano ao tecnológico, promovendo inovações para o desenvolvimento de competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas na interação online, possibilitando a percepção que os professores participantes de tal investigação não dominavam as TD, proporcionando a maior atuação do tutor e, por conseguinte, sua promoção a professor EAD. 

Palavras-chave: Tutor online, Professor conteudista, Educação a distância

Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13765_01102019162236.pdf

Nenhum comentário: