terça-feira, 12 de novembro de 2019

Publicação sobre Aprendizagem Baseada em Problemas no Conedu

PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Vivenciamos um ambiente educacional marcados por mudanças que acontecem da noite para o dia, porém, muitas dessas mudanças não são incorporadas às práticas pedagógicas da maioria dos professores. Isso é o caso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que visa trabalhar em sala de aula o desenvolvimento de habilidades e competências a partir de problemas do cotidiano, fictícios ou não, permitindo que os envolvidos busquem associar os conteúdos aprendidos na resolução de casos concretos. Pensando nisso, foi desenvolvida uma pesquisa que objetivou avaliar a introdução da Aprendizagem Baseada em Problemas na Matemática no Ensino Fundamental de uma escola do interior do estado de um estado do Nordeste. Neste trabalho apresentamos os dados preliminares e discutimos os aspectos conceituais da ABP e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem matemática. Neste contexto, como a ABP foi aliada das Tecnologias Digitais (TD), indicamos que no grupo de pesquisa que os pesquisadores fazem parte, as TD são compreendidas como artefatos culturais, e que possibilitam sua incorporação no contexto educativo, baseado no planejamento que vise o desenvolvimento de experiências de aprendizagem. Observa-se também que crianças e adolescentes fazem uso das mais variadas mídias e TD diariamente. Certamente, a facilidade de acesso às TD influencia na formação, tornandoos mais ativos e exigentes. Para isso se faz necessário repensar a prática pedagógica, inserindo as TD, ao observar que as crianças e os adolescentes vivenciam um mundo imediatista e mais concreto, e que as motivações para o aprendizado não se encontram orientadas para a convergência entre jogos digitais e conceitos matemáticos, logo, apontamos para uma discussão de estratégias e métodos diferenciados de ensino.

Leia mais em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID9879_03102019113632.pdf

Nenhum comentário: