terça-feira, 4 de junho de 2019

Publicações sobre Gamificação no SJEEC

Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos no ensino superior
Autores: Josefa Kelly C. de Oliveira, Raphael de O. Freitas e Fernando Pimentel

Resumo: Esta pesquisa apresenta estratégias de ensino pautadas na gamificação para a promoção dos multiletramentos a partir de atividades desenvolvidas durante o estágio docente da pós-graduação, realizadas na disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação com estudantes do curso de Pedagogia na modalidade presencial de uma instituição de nível superior. O estágio foi realizado sob a orientação e supervisão do professor desta disciplina com a duração de 80 horas, durante o semestre letivo de 2018.1. O objetivo dessa investigação foi identificar como a gamificação possibilita o desenvolvimento dos multiletramentos no ensino superior e suas implicações para a formação inicial de professores de Pedagogia. Na busca de fundamentação teórica sobre gamificação, multiletramentos e formação inicial de professores com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) recorremos aos estudos de Pimentel [2018], Bussarello [2018], Werbach e Hunter [2012], Ávila e Gomez [2017]. A investigação é fundamentada em abordagem qualitativa, de caráter exploratório, coletando dados a partir das observações diretas e participantes dos estudantes participantes da pesquisa durante os momentos online e presencial das aulas da disciplina e também de suas produçõesnos seus respectivos blogs convertendo-os em um diário de campo. A partir da análise dos dados coletados observou-se que a estratégia didática promoveu o desenvolvimento de multiletramentos nos estudantes participantes da pesquisa de forma lúdica, motivadora e dinâmica, além do desenvolvimento de habilidades e competências para o professor que vai atuar em um cenário de Educação na era digital.

OLIVEIRA, J. K. C.; FREITAS, R. O.; PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE. Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos no ensino superior In: XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió. Anais do XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019. v.1. p.244 - 254


Viajantes no tempo para resgatar a Matemática: gamificação da disciplina Pesquisa Educacional do curso de Licenciatura em Matemática da UFAL
Autores: Raphael de Oliveira Freitas e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Esta pesquisa investiga a gamificação da disciplina de Pesquisa Educacional do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, como estratégia didática para a promoção de aprendizagens significativas sobre os conteúdos desenvolvidos na disciplina. O desenvolvimento de uma formação inicial de professores de Matemática que promova a motivação e a aprendizagem por meio de metodologias de ensino engajadoras, imersivas, com o desdobramento de competências e habilidades no contexto de autonomia é a chave para minimizar os efeitos de desmotivação e dificuldades de aprendizagem de Matemática. O objetivo do estudo é investigar como a gamificação da disciplina de Pesquisa Educacional do curso de Licenciatura em Matemática da UFAL pode contribuir para uma formação inicial dos estudantes da disciplina pautada nos desafios e perspectiva da docência do século XXI.

FREITAS, R. O.; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Viajantes no tempo para resgatar a Matemática: gamificação da disciplina Pesquisa Educacional do curso de Licenciatura em Matemática da UFAL In: XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió. Anais do XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019. v.1. p.360 - 360

Para ter acesso aos textos, acesse: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/2019/trabalhos-aprovados/

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