sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Revista e-Curriculum passa a ser trimestral

O Conselho Editorial da revista científica e-Curriculum, ISSN 1809-3876, completa e disponibiliza o terceiro número das publicações previstas para 2014.

Ao longo do ano, a revista contou com artigos que ofereceram contribuições importantes para os debates no campo do currículo. A partir deste ano a e-Curriculum passará a publicar quatro edições anuais, com periodicidade trimestral.


Convidamos a todos para consultar o sumário da presente edição e acessar os artigos de seu interesse.


Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876
v. 12, n. 3 (2014)
Sumário
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331

Editorial
--------
 EDITORIAL  (1457-1459)
        Comissão Editorial


Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS
--------
 INTRODUÇÃO  (1460-1463)
        Elizabeth Macedo,       Maria Luiza Sussekind

 SOBRE A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE CURRICULAR DE  UMA BASE NACIONAL
COMUM  (1464-1479)
        Nilda Alves

 DA LDB 4.024/61 AO DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE AS BASES CURRICULARES
NACIONAIS  (1480-1511)
        Paulo Sérgio Marchelli

 AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA BASE COMUM NACIONAL  (1512-1529)
        Maria Luiza Sussekind

 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE PRODUZINDO
SENTIDOS PARA EDUCAÇÃO  (1530-1555)
        Elizabeth Macedo

 HETEROGENEIDADE, EXPERIÊNCIA E CURRÍCULO: CONTRAPONTOS À IDEIA DE BASE
COMUM NACIONAL E À VONTADE DE EXTERODETERMINAÇÃO DA FORMAÇÃO
(1556-1569)
        Roberto Sidnei Macedo,  Claudio Orlando do Nascimento,  Denise de Moura
Guerra

 BASE COMUM NACIONAL: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DO CURRÍCULO  (1570-1590)
        Maria de Fátima Cóssio

 BASE NACIONAL COMUM, ESCOLA, PROFESSOR  (1591-1613)
        Roseli Belmonte Machado,        Kamila Lockmann

 COMUM PARA QUEM?  (1614-1633)
        Todd Alan Price

 O CONCEITO DE PLURALIDADE NO CURRÍCULO NACIONAL SUECO:  ESTUDANDO A
IMPORTÂNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS TEÓRICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA INTERPRETAR E CONSTATAR AS DIFERENTES FACETAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO
DIÁRIO DE PROFESSORES  (1634-1668)
        Silvia Edling

 PONDERAÇÕES AO CURRÍCULO MÍNIMO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA
CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE EM TORNO DA BASE COMUM NACIONAL  (1669-1692)
        Fábio de Barros Pereira,        Inês Barbosa de Oliveira

 ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO
EXAME EM 2009  (1693-2018)
        Ana Angelita da Rocha,  Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec

 MACROCAMPOS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR NO
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR  (2019-2042)
        Francisca Pereira Salvino,      Vagda Gutemberg Rocha

 TEORIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO ANTÍDOTO CONTRA/NA CULTURA DA TESTAGEM
(2043-2063)
        Janet L. Miller


Trabalhos Científicos
--------
 A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA-ANÚNCIO DE
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES  (2064-2080)
        Ana Maria Saul, Antonio Fernando Gouvêa da Silva

 PAULO FREIRE NA REDE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PAULO FREIRE MEMÓRIA E
PRESENÇA  (2081-2094)
        Anderson Fernandes de Alencar,  Fernanda Soares de Campos

 COAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AMBIENTES ABERTOS
MASSIVOS  (2095-2118)
        Cíntia Regina Lacerda Rabello,  Alexandra Okada

 LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA
PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING  (2119-2157)
        Eliane Schlemmer

 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO
DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL  (2158-2175)
        Luciana Santos Collier

 ESPAÇOS CERRADOS: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA E DO CONTROLE NA ARQUITETURA DAS
ESCOLAS  (2176-2191)
        Dirce Zan,      Beatris Cristina Possato

 DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E DESEMPENHO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO
EM AÇÃO  (2192-2210)
        Mário Medeiros da Silva,        Vanderleia Paes


Entrevistas
--------
 PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER
(2211-2224)
        Kenneth M. Zeichner,    Alexandre Saul, Júlio Emílio Diniz-Pereira


Revista Científica e-curriculum
http://revistas.pucsp.br/curriculum

Nenhum comentário: