Ao longo do ano, a revista contou com artigos que ofereceram contribuições importantes para os debates no campo do currículo. A partir deste ano a e-Curriculum passará a publicar quatro edições anuais, com periodicidade trimestral.
Convidamos a todos para consultar o sumário da presente edição e acessar os artigos de seu interesse.
Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876
v. 12, n. 3 (2014)
Sumário
http://revistas.pucsp.br/
Editorial
--------
EDITORIAL (1457-1459)
Comissão Editorial
Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS
--------
INTRODUÇÃO (1460-1463)
Elizabeth Macedo, Maria Luiza Sussekind
SOBRE A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE CURRICULAR DE UMA BASE NACIONAL
COMUM (1464-1479)
Nilda Alves
DA LDB 4.024/61 AO DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE AS BASES CURRICULARES
NACIONAIS (1480-1511)
Paulo Sérgio Marchelli
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA BASE COMUM NACIONAL (1512-1529)
Maria Luiza Sussekind
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE PRODUZINDO
SENTIDOS PARA EDUCAÇÃO (1530-1555)
Elizabeth Macedo
HETEROGENEIDADE, EXPERIÊNCIA E CURRÍCULO: CONTRAPONTOS À IDEIA DE BASE
COMUM NACIONAL E À VONTADE DE EXTERODETERMINAÇÃO DA FORMAÇÃO
(1556-1569)
Roberto Sidnei Macedo, Claudio Orlando do Nascimento, Denise de Moura
Guerra
BASE COMUM NACIONAL: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DO CURRÍCULO (1570-1590)
Maria de Fátima Cóssio
BASE NACIONAL COMUM, ESCOLA, PROFESSOR (1591-1613)
Roseli Belmonte Machado, Kamila Lockmann
COMUM PARA QUEM? (1614-1633)
Todd Alan Price
O CONCEITO DE PLURALIDADE NO CURRÍCULO NACIONAL SUECO: ESTUDANDO A
IMPORTÂNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS TEÓRICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA INTERPRETAR E CONSTATAR AS DIFERENTES FACETAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO
DIÁRIO DE PROFESSORES (1634-1668)
Silvia Edling
PONDERAÇÕES AO CURRÍCULO MÍNIMO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA
CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE EM TORNO DA BASE COMUM NACIONAL (1669-1692)
Fábio de Barros Pereira, Inês Barbosa de Oliveira
ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO
EXAME EM 2009 (1693-2018)
Ana Angelita da Rocha, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
MACROCAMPOS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR NO
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (2019-2042)
Francisca Pereira Salvino, Vagda Gutemberg Rocha
TEORIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO ANTÍDOTO CONTRA/NA CULTURA DA TESTAGEM
(2043-2063)
Janet L. Miller
Trabalhos Científicos
--------
A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA-ANÚNCIO DE
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES (2064-2080)
Ana Maria Saul, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
PAULO FREIRE NA REDE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PAULO FREIRE MEMÓRIA E
PRESENÇA (2081-2094)
Anderson Fernandes de Alencar, Fernanda Soares de Campos
COAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AMBIENTES ABERTOS
MASSIVOS (2095-2118)
Cíntia Regina Lacerda Rabello, Alexandra Okada
LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA
PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING (2119-2157)
Eliane Schlemmer
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO
DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL (2158-2175)
Luciana Santos Collier
ESPAÇOS CERRADOS: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA E DO CONTROLE NA ARQUITETURA DAS
ESCOLAS (2176-2191)
Dirce Zan, Beatris Cristina Possato
DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E DESEMPENHO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO
EM AÇÃO (2192-2210)
Mário Medeiros da Silva, Vanderleia Paes
Entrevistas
--------
PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER
(2211-2224)
Kenneth M. Zeichner, Alexandre Saul, Júlio Emílio Diniz-Pereira
Revista Científica e-curriculum
http://revistas.pucsp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário