quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

A Comissão Organizadora do CIAIQ2015 convida a comunidade a submeter propostas ao 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ao 6º Simpósio Internacional de Comunicação e Educação, a realizar em Aracaju (Sergipe, BRASIL), nas instalações da Universidade Tiradentes, nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2015. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros.

Podem ser submetidos trabalhos cujo os Campos de Aplicação abranjam as seguintes áreas:
1.       Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.)
2.       Investigação Qualitativa na Educação (ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.)
3.       Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Comunicação, Artes, Linguística, Sociologia, Antropologia, Administração, Marketing, Gestão e Economia, etc.)
4.       Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia (ênfase nas metodologias de suporte baseadas em computador e no software para investigação qualitativa e na investigação qualitativa nas áreas da Engenharia e Tecnologia, Sistemas de Informação e Educação em Engenharia)

TEMÁTICAS CIAIQ2015
A) Fundamentos
  1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas)
  2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia)
  3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas)

B) Operacionalização
  1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.)
  2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos)
  3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.)
  4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise)

TEMÁTICAS SIEC
  1. Proposições e experiências de docência, uso e gestão na escola (ênfase na apresentação de estudos e pesquisas sobre a formação de professores e a gestão das com as TIC)
  2. Resultados de estudos e pesquisas (sobre as mídias e tecnologias digitais na aprendizagem)

DATAS IMPORTANTES
Submissão de textos de propostas de artigos: até 15 de março 2015
Notificação aos autores: até 25 de abril 2015
Submissão dos textos definitivos para publicação: até 9 de maio 2015
Inscrição sem sobretaxa: até 9 de maio 2015
CIAIQ2015: 5 a 7 de agosto de 2015

Nenhum comentário: