domingo, 27 de maio de 2012

CIED recomenda inserção de novas disciplinas na graduação

Do site da CIED: http://www.ufal.edu.br/cied

Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.

Acompanhando os indicativos do Ministério da Educação, que nos últimos tempos vem dando ênfase na flexibilidade e na inovação, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, juntamente com a PROGRAD, faz recomendação de novas disciplinas no currículo da graduação, objetivando uma formação que atenda às necessidades atuais do mercado de trabalho, especificamente da formação de professores.
.
No último dia 25 de maio, na reunião do Fórum dos Colegiados, ocorrido no auditório do IGDEMA e com a presença de coordenadores de cursos presenciais e EAD de todos os campus e unidades de ensino da UFAL, o Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel - entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.

Segundo o texto da recomendação, "observando o histórico da oferta da EAD na UFAL e a necessidade de ampliação de uma formação inicial que vislumbre a qualificação dos futuros licenciados e naturais tutores e docentes na modalidade a distância, a CIED defende como oportuna a revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura presencial e a distância, com a inclusão de componentes curriculares obrigatórios e/ou flexíveis, que atendam às exigências do mundo atual".

As disciplinas propostas foram: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Introdução a Educação a Distância, Estágio em Tutoria, e Língua Estrangeira (Espanhol e Inglês) na modalidade EAD.

Para o Coordenador Adjunto da CIED este é um momento oportuno de revisão dos PPC, tendo em vista que os cursos de licenciaturas da UFAL, na sua atual organização pedagógica e curricular, não atendem ao perfil de egresso que a sociedade e a educação atual exige, pois não acompanha os investimentos que o Governo Federal tem realizado na ampliação tecnológica nas escolas de todo o Brasil.

A recomendação da CIED foi bem acolhida pelo Pró-reitor de Graduação, Prof. Amauri Barros, que enfatizou a necessidade de que os colegiados possam se reunir para compreender a proposta de revisão dos PPC, especificamente sobre a oferta de língua estrangeira, dando destaque aos resultados dos alunos da UFAL no Programa Ciência sem Fronteiras.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Planejamento estratégico aprimora o sistema de educação a distância

Do site: http://www.ufal.edu.br/servidor

Planejamento estratégico aprimora o sistema de educação a distância

Em nova oficina, Cied amplia modelo organizacional da Ufal
Rodrigo Ramalho coordenou a oficina de planejamento estratégico
Rodrigo Ramalho coordenou a oficina de planejamento estratégico
Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

Para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) realizou uma oficina, nesta terça-feira, 22. O evento contou com palestras de Rodrigo Ramalho, coordenador de Projetos Especiais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do coordenador da Cied e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Luis Paulo Mercado. Na oportunidade, reuniram-se os representantes institucionais de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia e os coordenadores de trabalho.

Essa atividade é continuação dos trabalhos iniciados em janeiro, quando foi preparado o modelo organizacional do Cied, que atende aos parâmetros da gestão atual da Ufal. Segundo Fernando Pimentel, coordenador adjunto do Cied e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o PDI irá trazer mais dinâmica e eficiência aos trabalhos.

Atualmente, o sistema de educação a distância atende cerca de 10 unidades acadêmicas da Ufal, dentre elas o Centro de Educação (Cedu), a Faculdade de Letras (Fale), a Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração (Feac) e o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDMA).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Noticias desde la CUED del día 23/05/2012

Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (CUED): Sí publico que me lo
copien: http://wp.me/p1HQSc-2OV

Educational Technology Guy: 100 Ways You Should Be Using Facebook in
Your Classroom: http://wp.me/p1HQSc-2OL

12 herramientas para la curación de contenidos: http://wp.me/p1HQSc-2ON

Quest to Learn as a Model for Higher Education: http://wp.me/p1HQSc-2OP

Recorrecaminos: Conectivismo y Conocimiento Conectivo: http://wp.me/p1HQSc-2OR

Características de una red de colaboración docente eficaz:
http://wp.me/p1HQSc-2OX

El caso Khan Academy: educación gratuita y de primer nivel para todos:
http://wp.me/p1HQSc-2OZ

Usos de las redes sociales en el mundo educativo: http://wp.me/p1HQSc-2P3

Evaluación en las facultades universitarias: http://wp.me/p1HQSc-2P9

Higher education needs to build global learning communities:
http://wp.me/p1HQSc-2Ph

domingo, 20 de maio de 2012

Crianças e dispositivos móveis

See on Scoop.it – Educación a Distancia (EaD)

Los niños aprenden más rápido que los adultos a usar los dispositivos digitales e Internet. Antes de aprender a hablar ya saben desbloquear la iPad y jugar con la PC.

See on www.lanacion.com.ar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governo investirá R$ 370 milhões no Programa Universidade Aberta do Brasil

Do site da CAPES:

Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 09 de Maio de 2012 14:29
No final do mês de abril, o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, concedeu entrevista ao programa NBR Entrevista da Empresa Brasil de Comunicação.
No programa foi abordado o início da educação a distância no país, o objetivo do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2006, e a qualidade dos cursos na modalidade a distância.
Veja a íntegra da entrevista:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Inovação e aprendizagem na sociedade digital

Reflexão sobre laptops educacionais


O avanço tecnológico e a contribuição das TIC na educação:
um olhar  sistematizado para os laptops XO

É notório que, com a crescente utilização das novas tecnologias em nosso cotidiano, o ambiente virtual vem acrescentando outras conceituações em relação a sua concepção original, proporcionando a  interação das culturas e povos distintos que  tem sido uma prática que beneficie o conhecimento do próximo, o grande embate em que os teóricos da educação tem analisados é a grande barreira que nasceu junto à essa nova ascensão das tecnologias, onde professores que outrora tenham se acomodado com o regime tradicional em que a educação se vinculou, tem  de se adequar com o novo regime educacional, que  diante dessa imposição encontra-se  a falta de estímulo e das habilidades tecnológicas por parte dos professores  que se tornou  um dos obstáculos da aprendizagem dessas novas tecnologias,  mesmo que em inúmeras vezes o pressuposto desse novo olhar  estratégico da educação venha acompanhado de crítica e resistência por parte daqueles que  desmerecem tal conhecimento à essa prática como uma nova forma de apresentação de conteúdo,  onde está pouco a pouco vinculando-se ao espaço escolar.  
                                
O que é importante mencionar e colocar em pauta nessa discussão é que, o uso das TICs não é o fator que ‘revolucionará’ o ensino/aprendizagem do aluno, mas  como constituinte que fará diferença na junção das práxis pedagógicas, que ao passar do tempo  se tornou essencial e que  nos dias atuais, onde o  uso dessas novas  tecnologias põe em discussão a integração das habilidades que são desenvolvidas  em  meio  educacional, onde as tecnologias trazem um embate no nosso cotidiano proporcionando uma oportunidade de melhoria na educação que estimulou a aprendizagem do aluno com relação às matérias que são utilizadas em âmbito escolar, uma dessa contribuição tem sido a utilização dos blogs como auxiliar dos conhecimentos em sala de aula.      
                                                    
Foi pensando na nova forma de aprendizagem do aluno de sua época, que  foi criada uma  associação sem fins lucrativos, que denominou-se  One Laptop Per Childs (OLPC), que tal projeto está  relacionado à uma tentativa de melhoramento e aperfeiçoamento da prática metodológica  da sala de aula de todo o mundo, pensando nesse novo método educacional que estão sendo adotados pelo governo federal, o Programa de  Um Computador por Aluno (ProUCA)  está sendo pouco a pouco adotado por profissionais  e pesquisadores da área da educação.

Analisando uma nova necessidade de  estimular o avanço educacional que professores se engajam no seu papel didático, onde se sentiu a necessidade de juntar o útil e o agradável, observado que, os jogos possuem um grande poder de entretenimento e interação com o jogador, foi pensando  nessa perspectiva que professores uniram forças para fomentar uma nova ferramenta  de utilização educacional, que pensaram numa estratégia de se criar um ambiente que fosse de cunho jovial e que também auxiliasse o professor no seu papel da aprendizagem do aluno , mas o grande embate é estimular esses professores para a elaboração das tais, tendo em vista  a conscientização pessoal que é indispensável, por isso o curso de capacitação e formação continuada desses  profissionais é um fator essencial para melhorar a educação, onde é  preciso ter um olhar sistemático e unitário à realidade em que o aluno está mergulhado,daí constatou-se que, através de pesquisas feitas, o uso dos laptops em ambiente educacional, propicia ao aluno o letramento digital, onde, vencer algumas instancias que  as desigualdades sociais na qual os alunos estão inseridos é uma tarefa difícil, mas crianças que têm a vivência maior como o mundo da TIC terá o rendimento maior em relação com a tal.

De fato, o uso das TIC em âmbito educacional tem proporcionado aos alunos uma grande maturação e interação com o mundo digital, além de  melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem.

Palavras chave: Educação, Tecnologia, Professor, Aluno.
Texto de: José Gomes da Silva Netto (Bolsista de Extensão; Graduando em Pedagogia - UFAL)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Equipe da CIED visita a Capes e o Ministério das Comunicações

Do site da CIED: http://www.ufal.edu.br/cied/cied-visita-a-capes-e-ministerio-das-comunicacoes
 
A visita teve como objetivo ampliar as condições de oferta de cursos da UAB na UFAL e a abertura de novos polos no estado de Alagoas.
Nos dias 24 e 25 de abril de 2012, o Coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal, professor Luis Paulo Mercado e o Coordenador de Fomentos e Projetos da Cied, professor Ibsen Bittencourt, estiveram em Brasília, na Capes, no Mec e no Ministério das Comunicações tratando de assuntos de interesse da Cied/Ufal.

Na Diretoria de Educação a Distância da Capes, em reunião com o Diretor, Prof. João Carlos Teatini foram encaminhadas as solicitações da criação dos novos polos da UAB nos Campus da Ufal em Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Penedo e encaminhamento dos pedidos de polo UAB dos municípios de União dos Palmares e Ibateguara, já aprovados no Fórum Estadual de Formação de Professores no âmbito do Parfor. Foi também solicitada a reoferta dos Cursos de Graduações em Sistema de Informação – Bacharelado e de Administração Pública – Bacharelado.

Na Articulação Acadêmica foram entregues os projetos pedagógicos dos novos Cursos de Graduação na modalidade a distância a serem ofertados pela UFAL em 2013: Licenciatura em Geografia, Ciências Sociais, Letras – habilitação Português, Letras – habilitação Espanhol, a serem ofertados em 2013, nos polos de EAD existentes e nos novos polos solicitados, caso aprovados.

Na Coordenação Geral de Fomento (CGFO), foram tratados, junto ao Diretor de Fomento da DED/Capes, Aluisio Nonato, as concessões de bolsas e recursos financeiros para fomento das ações da UAB na Ufal, ações de fomento ao uso das TIC, aquisição de novos equipamentos, previsão de editais para reforma de laboratórios e sede UAB, capacitação e canal para webconferência.

Na Diretoria de Educação Básica, os coordenadores estiveram na Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), com a diretora Carmen Moreira de Castro Neves na qual conheceram os Programas de Fomento desta Diretoria: ProDocência, Programa Novos Talentos, Pibid, Observatório da Educação, Parfor Presencial, todos voltados para a melhoria da qualidade das licenciaturas ofertadas nas modalidades presenciais e a distância.

No Ministério da Educação os coordenadores trataram dos recursos das reofertas dos cursos de especialização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (Secadi), para o segundo semestre de 2012: Especialização em Direitos Humanos; Especialização em Educação do Campo; Aperfeiçoamento em Educação e Relações Étnico Raciais; Gênero e Diversidade na Escola.

Na Secretaria de Educação Superior (Mec/SESu) foi discutida a possibilidade da ampliação das instalações físicas da Cied, tendo em vista o aumento considerável de cursos e de alunos na modalidade a distância na Ufal.

No Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação do Ministério das Comunicações, foi acompanhada a abertura de avisos de habilitação para radiodifusão FM Educativa para as cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema, além do estudo técnico de canais de TV Educativa para a Ufal em Maceió.