Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.
Acompanhando os indicativos do Ministério da Educação, que nos últimos tempos vem dando ênfase na flexibilidade e na inovação, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, juntamente com a PROGRAD, faz recomendação de novas disciplinas no currículo da graduação, objetivando uma formação que atenda às necessidades atuais do mercado de trabalho, especificamente da formação de professores.
No último dia 25 de maio, na reunião do Fórum dos Colegiados, ocorrido no auditório do IGDEMA e com a presença de coordenadores de cursos presenciais e EAD de todos os campus e unidades de ensino da UFAL, o Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel - entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.
Segundo o texto da recomendação, "observando o histórico da oferta da EAD na UFAL e a necessidade de ampliação de uma formação inicial que vislumbre a qualificação dos futuros licenciados e naturais tutores e docentes na modalidade a distância, a CIED defende como oportuna a revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura presencial e a distância, com a inclusão de componentes curriculares obrigatórios e/ou flexíveis, que atendam às exigências do mundo atual".
Para o Coordenador Adjunto da CIED este é um momento oportuno de revisão dos PPC, tendo em vista que os cursos de licenciaturas da UFAL, na sua atual organização pedagógica e curricular, não atendem ao perfil de egresso que a sociedade e a educação atual exige, pois não acompanha os investimentos que o Governo Federal tem realizado na ampliação tecnológica nas escolas de todo o Brasil.
A recomendação da CIED foi bem acolhida pelo Pró-reitor de Graduação, Prof. Amauri Barros, que enfatizou a necessidade de que os colegiados possam se reunir para compreender a proposta de revisão dos PPC, especificamente sobre a oferta de língua estrangeira, dando destaque aos resultados dos alunos da UFAL no Programa Ciência sem Fronteiras.