terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mestrado profissional em Matemática adota livro de professores da Ufal

Jhonathan Pino - jornalista
A Universidade Federal de Alagoas é uma das 50 instituições brasileiras que oferecem o mestrado Profissional em Matemática (Profmat), destinado a professores da rede pública de ensino. Este ano, a oferta para capacitar esse público é o curso de verão Resolução de Problemas, que adotou o livro “Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções”, de coautoria dos professores da Ufal, Krerley Oliveira e Adan Fernandez.
Eles foram finalistas do 53º Prêmio Jabuti, na categoria de Ciências Exatas, e tiveram o livro publicado pela Editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A obra será conhecida por cerca de 1.500 professores do país, alunos do Profmat, cujas aulas desse semestre começaram no último dia 9 e vão até 10 de fevereiro. Nesse período, típico de férias escolares, 17 professores estão resolvendo questões que envolvem Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números.
O mestrado profissional é ofertado em todo o país e tem o objetivo de estimular a melhoria do ensino da Matemática em todos os níveis, de forma a atender professores da educação básica, principalmente das escolas públicas, que busquem aprimorar sua formação profissional.
Para o vice-coordenador do Profmat da Ufal, Vânio Fragoso de Melo, destaca a importância do livro, adotado em rede nacional. "Esses alunos (professores do mestrado) estão fazendo um estudo de conteúdo com um maior rigor matemático, além de aprenderem como abordar os problemas matemáticos e redigir as soluções dos mesmos, usando a linguagem matemática de forma coerente e clara. A obra contribui para eles melhorem o embasamento teórico e melhorem a didática em sala de aula", disse.
Sobre o livro
O livro é um dos adotados durante o curso de verão, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, e é resultado de cinco anos de pesquisas dos professores Krerley Oliveira e Adan Fernandez, do Instituto de Matemática. Eles começaram em 2004, a partir do trabalho com alunos do ensino médio, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic Júnior. Atualmente Krerley continua na Ufal, mas Adan saiu da Ufal em julho de 2011, para trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No contato com as turmas do ensino médio, os dois professores perceberam as dificuldades que muitos alunos tinham de entender o universo dos cálculos matemáticos. Por isso, após o levantamento das principais dúvidas, sugeriram a publicação do livro pela SBM, maior editora do país, na área Matemática.
Ao unir a história à resolução de problemas, Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções, consegue induzir os leitores as soluções nos cálculos e cativá-los sobre a origem das formas de raciocínio presentes na ciência. "Esse livro tem o objetivo de divulgar uma matemática que não é dada na escola. Ele provoca o raciocínio e a criatividade do leitor, fazendo-o adquirir uma solidez que a escola pública não tem dado aos alunos", ressalta Krerley.
O livro traz um apanhado de temas elementares, como proposições e teoremas, provas matemáticas, equações do primeiro e segundo graus, inequações, divisibilidade, contagem e outros assuntos. "A obra pode ser utilizada por estudantes do Ensino Médio que desejam se aprofundar no estudo da Matemática, interessados nas Olimpíadas de Matemática, ou mesmo por alunos de graduação nos semestres iniciais", acrescenta o autor.

Nenhum comentário: