segunda-feira, 20 de junho de 2011

TIC e educação é matéria da ÉPOCA

Mais uma vez a inserção das TIC é tema de reportagem de uma revista semanal.

Desta vez é a ÉPOCA quem apresenta uma matéria sobre o uso das tecnologias, em especial o uso de computadores, em sala de aula.


A Lição Digital, reportagem que apresenta um caso de sucesso de uma escola em São Paulo, também apresenta cinco práticas que "ajudam a tecnologia a ensinar".

Bem, dois fatos importantes: 

1º) De fato só a inclusão de computadores (ou qualquer outra tecnologia) não muda a realidade escola. E a reportagem deixa isso bem claro.

2º) Mas a reportagem ainda trata da educação como ENSINO... me parece que não aprenderam ainda que não estamos (ou não deveríamos estar) na perspectiva do ensino, de uma educação bancária, castradora e limitadora da sociedade.

Mesmo lendo a matéria, que é capa da edição de 20 de junho e disponível para seu Ipad, podemos observar que uma grande mudança que a inclusão das TIC deve impulsionar é a mudança da cultura educacional, numa perspectiva da colaboração, da inclusão, da participação...

Uma matéria sem muitas novidades, mas que podemos ler e comentar e comentar e comentar...
Online: 

Só para deixar claro, é uma questão ideológica e epistemológica. EDUCAÇÃO não é sinônimo de ENSINO, e vice-versa. 

3 comentários:

Manoel disse...

Olá Fernando,
Boa a sua sugestão de leitura, obrigado!
Para que o sucesso aconteça é necessário um conjunto de ações, não apenas entregar a máquina para o aluno ou equipar uma escola. Pois, muitas escolas estão com o laboratório lotado de máquinas quebradas, sem uso contínuo, sem acesso a Internet, tampouco profissionais preparados para trabalhar com essa nova perspectiva.
Conforme a reportagem na ÉPOCA, há um conjunto de ações necessárias para o desenvolvimento de atividades que envolvam os alunos, sabemos que é possível, há várias alternativas que contemple as novas tecnologias.
Atenciosamente,
Manoel Santos da Silva

Gonzalo Abio disse...

Obrigado, Fernando, pela notícia.
Gostei dela e fico feliz em saber os resultados obtidos nas escolas públicas de José de Freitas, no interior do Piauí, mas acredito que é necessário ver também o que foi feito ou não foi feito lá. Tem muitas situações em que o bom uso da tecnologia traz vantagens indiscutíveis, além da motivação inerente à novidade, mas existem casos em que um bom professor poderia também trabalhar conteúdos e motivar às curiosidades sem necessariamente ter as TIC com ele. Deixando de lado a notícia jornalística temos que analisar muitos outros fatores para chegar em conclusões que sirvam para avançar no conhecimento, não é verdade?

Cacilda disse...

Obrigada pela sugestão de leitura.
O uso da tecnologia em sala de aula poderá dar certo quando o professor compreender como utilizá-la, criar estratégias e pesquisar na rede conteúdos condizentes com o tema da aula. Portanto, o planejamento prévio é muito importante, para que as atividades, em sala de aula sejam bem executadas e contribuam para aprendizagem do aluno.