Venha participar conosco do
2º seminário interdisciplinar de Gestão em Tecnologia da Informação.
Dias 04 e 05 de abril, na FITS
Veja abaixo o panfleto.
Ou visualize-o em:
http://www.fits.edu.br/arquivos/2008_1/II%20SEMINÁRIO%20INTERDISCIPLINAR.pdf
Venha participar conosco do
2º seminário interdisciplinar de Gestão em Tecnologia da Informação.
Dias 04 e 05 de abril, na FITS
Veja abaixo o panfleto.
Ou visualize-o em:
http://www.fits.edu.br/arquivos/2008_1/II%20SEMINÁRIO%20INTERDISCIPLINAR.pdf

O que celebramos na Sexta-Feira Santa? Um homem, o justo e santo Filho de Deus macerado na cruz. Toda maldade humana, todo absurdo do mundo, toda treva e falta de sentido caem sobre ele. Na cruz, no Justo crucificado ante o silêncio de Deus, que nada faz para salvá-lo, aparece toda a dor e todo drama do mundo. Por que tanta dor e injustiça no mundo? Por que a guerra? Por que o mal corre solto, feito louco, e o bem parece tão impotente? E Deus, por que permite? Por que se cala? Será que não vê? Será que não tem coração? Será que não existe? Na cruz de Cristo, portanto, está simbolizado todo o drama do mal do mundo... mal sem explicação, mal que desmoraliza, mal que nos faz sofrer tanto... e nos faz perguntar: por quê?
aqueles que descem à cova. Os vivos, só os vivos é que te louvam...” (Is 38,18s). O Sábado Santo celebra este mistério tremendo, incompreensível, impenetrável: o Filho de Deus, o homem Jesus, entrou na morte, com tudo que ela tem de dramático, de amedrontador, de amargo: ele experimentou a nossa “morte de pecado”. Deus não o salvou e ele desceu à morada dos mortos... Sábado Santo: silêncio de Cristo, silêncio de Deus, silêncio triste e amargurado no coração do homem, que se sente sozinho, incapaz, abandonado, diante do mal do mundo, diante da morte, diante do nada...
mesmo que levou Jesus à morte. Deus respeita a nossa liberdade, mesmo quando isso lhe corta o coração – como cortou seu coração a cruz de Jesus! Mas, nós cremos firmemente que Deus julgará a história, glorificará e exaltará os humilhados do mundo e fará justiça aos pobres pisados da terra. Mas, atenção: somente na fé nós podemos compreender isso! Podemos saber pela história que Jesus morreu e foi sepultado mas, somente na fé podemos ter a certeza que ele ressuscitou. O túmulo vazio, as aparições aos apóstolos, a conversão deles, tudo isso indica que a ressurreição é verídica. Mas, nada disso é prova definitiva! Será sempre necessário o salto da fé! Assim também na nossa vida, na vida do Oriente Médio: vemos e experimentamos, desolados, o mal, a dor, o sofrimento. A tentação é ficarmos amargurados e desesperados. Mas, olhamos o Cristo, morto e ressuscitado: ele venceu, para além do desespero e da morte, ele é o Senhor da vida! Nele, também o mundo e a história encontrarão seu sentido último. O que vemos com os olhos, muitas vezes nos apavora e entristece, o que sabemos e esperamos pela fé, enche-nos de certeza e de alegria!
Caso você tenha o desejo de ter este Mapa Conceitual mande um e-mail para: prof.fernandoscp@gmail.com - e então eu te enviarei!
Um abraço, Fernando Pimentel