Artigos

 
PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE. Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 7-16, 2018.

FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES ; PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE . E-Sports na escola: desafios e possibilidade para a Educação Física na cultura digital. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 61-70, 2018.

VALE, H. C. P. ; MERCADO, L. P. L. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . Condições de Acesso a Informação no Contexto do Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil. Revista Docência e Cibercultura - ReDoC, v. 2, p. 39-68, 2018.

PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE; NASCIMENTO, ANTONIA EUNICE DE JESUS DO . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC NOS ANOS INICIAIS. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 10, p. 155-173, 2018.

PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE; SANTOS, FÁTIMA JORGELINA DE OLIVEIRA . O DESENVOLVIMENTO TEMÁTICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFAL. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 9, p. 19-33, 2017.

PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE; FEITOZA, MARIA JANAÍNA DOS SANTOS . O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 17, p. 129-139, 2017.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; RUFINO, D. R. F. ; CRUZ, W. S. . O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 17, p. 224-237, 2017.

MERCADO, L. P. L. ; SILVA, G. B. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; SA, E. M. O. ; MILITO, C. M. ; ZANCAN, C. . PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO ONLINE: AVALIAÇÃO DOS MÓDULOS DO CURSO ONLINE CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS E DOS ATORES DO SISTEMA ALAGOANO DE INOVAÇÃO. Boletim Técnico do SENAC, v. 42, p. 98-117, 2016.

PIMENTEL, Fernando Silvio CavalcanteOLIVEIRA, F. M. C. R. . OBSERVAÇÕES DA INTERFERÊNCIA DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 15, p. 210-228, 2015.

FREITAS, M. A. S. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . A LINGUAGEM HIPERTEXTUAL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1-11, 2015.

PIMENTEL, E. C. ; VASCONCELOS, M. V. L. ; RODARTE, R. S. ; PEDROSA, C. M. S. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 39, p. 1-10, 2015.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; COSTA, A. ; Sadoyama, A. . Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 15, p. 236-241, 2015.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Um percurso metodológico de inserção no mundo das crianças da cultura digital. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 15, p. 290-306, 2015.

PIMENTEL, Fernando Silvio CavalcanteCOSTA, C. J. S. A. . Análise de descritores comuns no material didático para a EAD: os materiais impressos do curso de Pedagogia da UAB. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 14, p. 561-576, 2014.

OLIVEIRA, A. S. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; MERCADO, L. P. L. ; CAMPOS, T. . MUNDOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 227-240, 2013.

MERCADO, L. P. L. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; Ibsen Mateus Bittencourt ; ARAUJO, M. S. ; PINTO, A. C. . INDICADORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: IMPACTOS ACADÊMICOS, PEDAGÓGICOS E SÓCIO-ECONÔMICOS. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 11, p. 1-20, 2012.

OLIVEIRA, C. A. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; MERCADO, L. P. L. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA E REDES SOCIAIS: O FACEBOOK NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 7, p. 1-12, 2011.

PIMENTEL, Fernando Silvio CavalcanteSILVA, I. P. ; NAUBER, C. ; MERCADO, L. P. L. . MICROBLOGS E SEU POTENCIAL DE USO NA EDUCAÇÃO. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 6, p. 73-84, 2011.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 5, p. 28-44, 2010.

PIMENTEL, Fernando Silvio CavalcanteSILVA, I. ; SANTOS, C. N. ; MERCADO, L. P. L. . MICROBLOGS E SEU POTENCIAL DE USO EM EDUCAÇÃO. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 6, p. 73-84, 2010.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A Formação do Tutor Online. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 1, p. 54-65, 2009.

PIMENTEL, Fernando Silvio CavalcanteAURELIANO, João ; BARROS, R. A. . ESTUDO DE CASO: CRIAÇÃO DE CURSOS NA PLATAFORMA MOODLE EM OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Publicar, v. 2, p. 37-44, 2009.

AURELIANO, João ; BARROS, R. A. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; SILVA, T. T. . APRENDIZ ONLINE: ambiente telemático de aprendizagem cooperativa. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 3, p. 17-29, 2009.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada de professores. Tecer Conhecimento, v. 1, p. 55-63, 2007.


TCC 1



PIMENTEL, F.S.C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf. Acesso: 23 de setembro de 2010.


TCC 2

PIMENTEL, F.S.C. O papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais. Rio de Janeiro: PUC-RJ. 33p. (especialização em Tecnologias em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenação Central de Educação a Distância. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/tcc-especializacao-tecnologias-em-educacao-doc-a90913.html. Acesso: 23 de setembro de 2010.