Artigos

 
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interações no ambiente virtual de aprendizagem. In: II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010, São Paulo. Anais do II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010.
Também disponível na Revista EDaPECI. Disponível em: http://www.edapeci-ufs.net/revista/ojs-2.2.3/index.php/edapeci/article/view/53

AURELIANO, João ; BARROS, R. A. ; SILVA, T. T. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . APRENDIZ ONLINE: ambiente telemático de aprendizagem cooperativa. In: 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009, João Pessoa. Anais do 19º EPENN - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; COSTA, C. J. S. A. . A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA PRÁTICA DA TUTORIA EM EAD. In: 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009, João Pessoa. 19º EPENN - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

(também publicado na revista EDaPECI)

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; PINTO, A. C. ; MERCADO, L. P. L. . DEFININDO PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRIMEIROS APONTAMENTOS. In: II Seminário Internacional de Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade, 2009, Aracaju. ANAIS DO II SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE, 2009. v. 5. p. 707-718.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; COSTA, C. J. S. A. . O TUTOR E AS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, 2009, Brasília. Anais do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009.

SILVA, I. ; MERCADO, L. P. L. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; PEREIRA, J. Avaliação da Aprendizagem na disciplina de Física no contexto da web 2.0: uma experiência com o uso do youtube. In: X Encuentro Internacional Virtual Educa, 2009, Buenos Aires. Anais do X Encuentro Virtual Educa 2009, 2009.

SILVA, T. T. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; AURELIANO, João ; BARROS, R. A. . Gestão ambiental: um estudo sobre as ações ecológicas de uma empresa da rede hoteleira Maceió-AL. In: Congresso Acadêmico 2009, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Uma visão múltipla da interação em direção a tutoria. In: Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009.

BARROS, R. A. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. O uso do fórum online como supporte de aprendizagem no ensino presencial. In: Congresso Acadêmico da UFAL, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico da UFAL 2009, 2009.

SERAFIM, M. L. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; SOUSA DO O, A. P.  APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERATIVIDADE NA WEB: EXPERIÊNCIAS COM O GOOGLE DOCS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. In: 2º Simpósio Hipertextos e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. Anais Eletrônicos do 2º Simpósio Hipertextos e Tecnologias na Educação, 2008.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . A FORMAÇÃO DO TUTOR ONLINE. In: III EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2008, Maceió. ANAIS DO III EPEAL, 2008.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; BARROS, R. A. ; AURELIANO, João . ESTUDO DE CASO: CRIAÇÃO DE CURSOS NA PLATAFORMA MOODLE EM OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: III EPEAL - Encontro de Pesquis em Educação de Alagoas, 2008, Maceió. ANAIS DO III EPEAL, 2008.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; BRANDAO, Y. M. . DA PESSOALIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DE UM BLOG COMO ESPAÇO DEMOCRÁTICO. In: III EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2008, Maceió. ANAIS DO III EPEAL, 2008.

TCC 1



PIMENTEL, F.S.C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf. Acesso: 23 de setembro de 2010.


TCC 2

PIMENTEL, F.S.C. O papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais. Rio de Janeiro: PUC-RJ. 33p. (especialização em Tecnologias em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenação Central de Educação a Distância. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/tcc-especializacao-tecnologias-em-educacao-doc-a90913.html. Acesso: 23 de setembro de 2010.