A inteligência artificial já está presente em quase todos os aspectos da nossa vida — mas como ela deve atuar dentro das escolas e universidades? Estamos preparados para lidar com suas possibilidades e desafios na sala de aula?
A IA pode revolucionar o campo educacional em múltiplas dimensões: do planejamento e gestão das aulas à personalização dos percursos de aprendizagem de cada estudante. No entanto, para que seus benefícios sejam amplamente acessíveis e aplicados de forma ética, segura e transparente, é essencial que o Brasil decida, de maneira coletiva, como incorporar a IA na educação.
Nesse contexto, a consulta pública sobre o “Referencial para o Desenvolvimento e Uso Responsáveis de IA na Educação” surge como uma oportunidade valiosa. É o momento de professores, estudantes, famílias, gestores, desenvolvedores e toda a sociedade contribuírem para a construção de diretrizes que orientem o uso consciente e responsável das tecnologias digitais no ensino.
A participação social é fundamental para estabelecer regras claras, reduzir desigualdades e garantir que a IA se torne uma verdadeira aliada nos processos de ensino e aprendizagem.
Educação de qualidade se constrói com escuta, evidências e colaboração.
👉 Participe da consulta pública! A hora de contribuir é agora. Clique no link abaixo, e participe:
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/referencialianaeducacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário