Artigo publicado nos anais do XX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2023)
SANTOS, Letícia de Oliveira.; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. O DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ESUD|CIESUD, [S. l.], p. 14, 2024. Disponível em: https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/24. Acesso em: 15 jan. 2024.
O DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa experiencial sobre o desenvolvimento da tutoria do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Sertão e sede na cidade de Delmiro Gouveia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, considerando a análise de um fenômeno contemporâneo e em contexto de vida real. O objetivo é analisar como a tutoria, enquanto prática docente no Pril, assume um papel significativo na formação inicial de professores diante dos desafios advindos da realidade. A coleta dos dados foi realizada a partir das ações da tutoria realizada nas disciplinas de Desenvolvimento e Aprendizagem, Metodologia Científica, Profissão Docente, Didática, Gestão da Educação e do Trabalho Escolar e Tecnologias Educacionais Digitais, dos cursos de licenciatura em Ciências, Letras e Pedagogia. A análise dos dados seguiu a proposta de Kolb (2014) a partir de uma perspectiva narrativa. Os resultados indicam que cursos presenciais com 40% da carga horária a distância requer da tutoria uma proposta de diálogo ao enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes na continuidade dos estudos em nível superior. As intervenções da tutoria foram para além dos quesitos técnicos e burocráticos, exigindo uma postura de atenção, cordialidade, acolhimento e inclusão.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino Superior. Tutoria.
Disponível em: https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/24/34
Nenhum comentário:
Postar um comentário