O número 2 do volume 6 da RE@D (Revista de Educação a Distância e eLearning) é dedicado à Inteligência Artificial na Educação.
A Inteligência Artificial (IA) existe há mais de 50 anos e pode ser considerada como uma ciência preocupada com a capacidade que uma máquina em reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento ou a criatividade.
De acordo com o relatório da UE, a inteligência artificial pode afetar cada vez as nossas vidas, e é considerada como uma ciência primordial para a transformação digital da sociedade da informação e do conhecimento (para o bem e para o mal).
A IA permite que os computadores executem tarefas que normalmente requerem inteligência humana, tal como reconhecimento da fala, perceção visual, tomada de decisões ou tradução de línguas, operações complexas, sistemas de suporte ou atendimento.
O atual desenvolvimento das capacidades de processamento, a disponibilidade de quantidades elevadas de dados e a introdução de novos algoritmos permitiram grandes progressos da IA, com um recente aumento exponencial da sua utilização através de novos operadores e aplicações como por exemplos: o Chat GPT.
Neste contexto, a Revista de Educação a Distância e eLearning - RE@D, apelas à discussão desta temática (IA na Educação) e convida investigadores e professores a enviaram submissões que contribuam para uma melhor compreensão da temática, das suas soluções e dos seus principais desafios.
São aceites reflexões científicas que abordem, artigos de sistematização da literatura, estudos empíricos, reflexões críticas, estudos de caso, experiências de desenvolvimento e soluções tecnológicas com IA, assim como orientações estratégias de apoio à gestão e tomada de decisão.
Datas importantes:
Submissão de propostas: até 4 de setembro 2023
Notificações aos autores: até 31 de outubro 2023
Submissão de artigos finais: até 30 de novembro 2023
As propostas, sujeitas a revisão por pares, deverão ser submetidas em https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read
, devendo os autores omitir a sua identificação e afiliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário