segunda-feira, 29 de maio de 2023

Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) - 2023

 


SIIE 2023 Chamada de Trabalhos

Instituto Politécnico de Setúbal

Escola Superior de Educação

Setúbal, Portugal, 16-18 novembro, 2023

XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa

O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional para a apresentação e discussão dos mais recentes avanços na investigação sobre tecnologias educativas e a sua aplicação prática em processos educativos. Também visa reunir investigadores, representantes institucionais e docentes para partilharem perspectivas, conhecimentos e experiências.

A 25.ª edição do Simpósio terá como foco sistemas, plataformas, pedagogias e educação baseada na prática em e-learning e b-learning, incluindo o uso de simuladores, sistemas de realidade aumentada, sistemas de realidade virtual e laboratórios virtuais, bem como pensamento computacional, programação e robótica educativa.

Contributos
O Simpósio procura contributos de qualidade com a apresentação de trabalhos originais na área da Informática Educativa relacionados com os temas de interesse. Os contributos podem ser submetidos em espanhol, português ou inglês. O título e o resumo também devem ser em inglês. A apresentação de trabalhos no simpósio poderá ser em espanhol, português ou inglês. Todas os contributos devem ser enviados como arquivos DOC, DOCX ou PDF e estar em conformidade com as instruções de formatação do IEEE


Os contributos serão limitados a um  máximo de 6 páginas.

As submissões devem ser feitas através da plataforma CMT Microsoft através do seguinte link  (https://cmt3.research.microsoft.com/SIIE2023/Submission/Index)

Os trabalhos aceites serão publicados digitalmente nas atas do simpósio, que serão distribuídos aos participantes antes do simpósio.

Os trabalhos submetidos serão incluídos numa edição de post-proceedings que será submetida ao IEEE para ser considerada para publicação no IEEEXplore (indexado por Clarivate WoS e SCOPUS).

Os artigos a serem publicados como atas do IEEE devem ser escritos em inglês. Os melhores trabalhos também serão selecionados para publicação em versões desenvolvidas em várias revistas.

Edições especiais estão atualmente confirmadas em:

·        Revista IEEE RITA (http://rita.det.uvigo.es/)

·        Revista da ADIE, IE Comunicaciones (http://www.adie.es/)

·        Revista Educação na Sociedade do Conhecimento (EKS) (https://revistas.usal.es/tres/index.php/eks)

·        Revista Medi@ções (https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline)

 

Datas Importantes
Submissão de artigos: 27 de junho de 2023 (nova data)
Notificação de aceitação: 27 de julho de 2023 (nova data)
Prazo para submissão de versão para publicação: 25 de setembro de 2023
Prazo de inscrição antecipada: 14 de outubro de 2023
 Simpósio: 16 a 18 de novembro de 2023

Temas
Segue-se uma lista de temas de interesse para o simpósio:

Teorias pedagógicas aplicadas à conceção de software educativo
Aplicações de web semântica na educação
Aplicações de software educativo em domínios específicos
Ensino a distância, online e híbrido
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem ubíqua e móvel
Desenvolvimento de conteúdos educativos
Conhecimento aberto em contextos educativos
Conceção e padronização de tecnologias educativas, metadados e linguagens de modelação
Conceção, desenvolvimento e avaliação de software educativo
 e-Avaliação: Teoria, métodos, ferramentas e práticas
Ambientes de aprendizagem personalizados
Análise da aprendizagem
Formação de professores em TIC
Gestão do conhecimento, tecnologia e competências em contextos educativos
Inteligência artificial na educação
Interação homem-computador em contextos educativos
Laboratórios virtuais e remotos
Metodologias e práticas de utilização de software educativo
Exploração de dados educativos
Multimédia, hipermédia e visualização na educação
Mundos virtuais educativos
Pensamento Computacional, programação e robótica educativa
Recursos baseados na Web
Sistemas de gestão da aprendizagem: arquiteturas e plataformas
Apoio à aprendizagem não formal e informal no local de trabalho
Simulações educativas e jogos de vídeo
Web social e comunidades de aprendizagem
Realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista.
Aprendizagem inclusiva e Educação Especial


Contatos
Para questões relacionadas com submissões: siie.2023@ese.ips.pt


 


sexta-feira, 26 de maio de 2023

Ufal e Sociedade aborda os 25 anos de Educação a Distância na instituição

Entrevista com o professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal

Por Lenilda Luna - jornalista

Disponível inicialmente em Ufal.br

26/05/2023 

O professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), inicia a entrevista esclarecendo que as novas tecnologias não provocam a extinção das anteriores, mas incorporam e atualizam o que já existia. É assim com a rádio, por exemplo, que voltou ao cenário da comunicação com o formato de podcasts.

Nesta conversa, o pesquisador e gestor da Educação a Distância na Ufal conta como foi o início dos primeiros projetos, utilizando recursos tecnológicos na Educação, capacitando professores. “A gente pode dizer que tudo começou com a professora Elizabeth Almeida, no Cedu, quando ela criou a Informática na Educação. Depois vieram as pesquisas do professor Luís Paulo Mercado, das professoras Aparecida Viana, Anamelea Campos, Cleide Jane Costa, e então formou-se um grupo de professores que consolidou essa linha de pesquisa”, relata Pimentel.

Durante a entrevista, Fernando Pimentel destaca a qualidade alcançada pela EaD na Ufal. “Tanto que o primeiro compromisso, fora de Brasília, da professora Suzana dos Santos Gomes, responsável por gerir o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), após assumir o cargo no início deste ano, foi em Maceió para nossa mesa redonda que iniciou a comemoração dos 25 anos de Educação a Distância na Universidade”, ressaltou o professor.

Fernando Pimentel conta ainda que não foi organizado um grande evento para a data comemorativa. “Preferimos realizar várias atividades durante esse ano, envolvendo toda a comunidade universitária, para que possamos divulgar o quanto o alcance da Universidade foi ampliado com os investimentos em EaD, tornando a Ufal presente em todos os municípios do Estado”, conclui.

Para mais detalhes, ouça a entrevista que será veiculada na Rádio Ufal, a partir da próxima segunda-feira (29), às 11h. Depois é só conferir a publicação a qualquer momento no podcast radio.ufal.br

Chamada de artigos - Revista de Educação a Distância e eLearning

 



O número 2 do volume 6 da RE@D (Revista de Educação a Distância e eLearning) é dedicado à Inteligência Artificial na Educação.

A Inteligência Artificial (IA) existe há mais de 50 anos e pode ser considerada como uma ciência preocupada com a capacidade que uma máquina em reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento ou a criatividade.

De acordo com o relatório da UE, a inteligência artificial pode afetar cada vez as nossas vidas, e é considerada como uma ciência primordial para a transformação digital da sociedade da informação e do conhecimento (para o bem e para o mal).

A IA permite que os computadores executem tarefas que normalmente requerem inteligência humana, tal como reconhecimento da fala, perceção visual, tomada de decisões ou tradução de línguas, operações complexas, sistemas de suporte ou atendimento.  

O atual desenvolvimento das capacidades de processamento, a disponibilidade de quantidades elevadas de dados e a introdução de novos algoritmos permitiram grandes progressos da IA, com um recente aumento exponencial da sua utilização através de novos operadores e aplicações como por exemplos: o Chat GPT.

Neste contexto, a Revista de Educação a Distância e eLearning - RE@D, apelas à discussão desta temática (IA na Educação) e convida investigadores e professores a enviaram submissões que contribuam para uma melhor compreensão da temática, das suas soluções e dos seus principais desafios.

São aceites reflexões científicas que abordem, artigos de sistematização da literatura, estudos empíricos, reflexões críticas, estudos de caso, experiências de desenvolvimento e soluções tecnológicas com IA, assim como orientações estratégias de apoio à gestão e tomada de decisão.

Datas importantes:

Submissão de propostas: até 4 de setembro 2023

Notificações aos autores: até 31 de outubro 2023

Submissão de artigos finais: até 30 de novembro 2023

As propostas, sujeitas a revisão por pares, deverão ser submetidas em  https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read

, devendo os autores omitir a sua identificação e afiliação.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Estudo de caso - mapas conceituais

 Mapas conceituais sobre estudo de caso enquanto abordagem de pesquisa.



Elaborados pela mestranda Débora Letícia da Silva Santos (PPGE/Ufal)