Novo artigo publicado:
A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino
Resumo:
A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar o alcance do estado de flow a partir do desenvolvimento da estratégia de ensino gamificada em uma turma com 28 alunos cursando nível superior na disciplina de Planejamento, Currículo e Avaliação, ofertada para os cursos de graduação em Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas. A metodologia, qualitativa, ancorou-se na abordagem do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário online.Os resultados confirmam que a gamificação promove o estado de flow através do engajamento, da motivação e imersão nas atividades, por conseguinte aumentando a capacidade em resolver problemas. Na análise dos dados verificou-se que a metodologia gamificada desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina e que essa estratégia não foi desenvolvida ou apresentada anteriormente por nenhum professor no contexto desta disciplina.
Palavras-chave: Estratégias gamificadas. Gamificação. Estado de fluxo. Flow. Metodologia Ativa. Educação.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/54411/31044
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