RESUMO: O avanço da internet nos meios sociais e educacionais tem gerado uma gama de
estudos e pesquisa sobre as possibilidades e os desafios que o uso das mídias e tecnologias
podem promover. No meio educacional um embate é realizado no sentido de liberar ou não a
navegação em sites de relacionamento, blogs, microblogs ou em chat. Na maioria das escolas
e até mesmo nas universidades o comum é o uso de “filtros” que impedem a navegação,
restringindo o uso dos navegantes. Este artigo, apresenta um estudo de caso, enquanto
pesquisa qualitativa online, trazendo uma análise de dados coletados na Universidade Federal
de Alagoas junto a alunos de vários cursos e também alguns professores, inclusive da área das
Tecnologias da Informação e Comunicação. Na visão da maioria dos alunos os sites de
relacionamento, a exemplo das redes sociais, podem ser utilizados, ou já foram utilizados,
para alguma atividade de estudo. Para a maioria dos professores ainda é cedo para que tudo
seja liberado, mas que uma nova educação deve incluir o bom uso das TIC e o uso de filtros
ainda é um recurso que precisa ser utilizado enquanto a sociedade se adapta a cultura do
online.
Artigo publicado em: RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 253-265, jan./mar., 2020. e-ISSN: 1982-5587.
DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.9052
Autores: Ibsen Mateus BITTENCOURT; Rafael André BARROS; Fernando Silvio PIMENTEL
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