sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Games e aprendizagem: a voz das crianças

RESUMO


O contexto dos games na Cultura Digital se destaca no cotidiano das crianças, jovens e adultos, inclusive com sua integração para a aprendizagem formal, não formal e informal. Este artigo apresenta o resultado de uma investigação, utilizando-se de um estudo de caso realizado em uma escola, com crianças com 10 e 11 anos. De caráter exploratório, investigou a visão que as crianças possuem sobre as possibilidades de aprender conteúdos das disciplinas da educação básica por meio de games. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiaberto. Os dados foram tabelados e analisados um por um, fazendo um estudo comparativo da visão que os alunos com autores da área, indicam que os jogos estão em seu cotidiano, que ao jogar eles estão adquirindo aprendizagens e competências relevantes. De forma inconsciente, eles desenvolvem habilidades e conhecimentos que podem influenciar, melhorar e transformar as formas de ensinar e aprender.
Artigo publicado na revista Temática, disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/50705/29523A


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O USO DE FILTROS DE CONTROLE NA INTERNET: O CASO DO SISTEMA EDUCACIONAL

RESUMO: O avanço da internet nos meios sociais e educacionais tem gerado uma gama de estudos e pesquisa sobre as possibilidades e os desafios que o uso das mídias e tecnologias podem promover. No meio educacional um embate é realizado no sentido de liberar ou não a navegação em sites de relacionamento, blogs, microblogs ou em chat. Na maioria das escolas e até mesmo nas universidades o comum é o uso de “filtros” que impedem a navegação, restringindo o uso dos navegantes. Este artigo, apresenta um estudo de caso, enquanto pesquisa qualitativa online, trazendo uma análise de dados coletados na Universidade Federal de Alagoas junto a alunos de vários cursos e também alguns professores, inclusive da área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na visão da maioria dos alunos os sites de relacionamento, a exemplo das redes sociais, podem ser utilizados, ou já foram utilizados, para alguma atividade de estudo. Para a maioria dos professores ainda é cedo para que tudo seja liberado, mas que uma nova educação deve incluir o bom uso das TIC e o uso de filtros ainda é um recurso que precisa ser utilizado enquanto a sociedade se adapta a cultura do online.

Artigo publicado em: RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 253-265, jan./mar., 2020. e-ISSN: 1982-5587.
DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.9052

Autores: Ibsen Mateus BITTENCOURT; Rafael André BARROS; Fernando Silvio PIMENTEL

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Jogo digital é registrado no INPI

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial certificou o jogo digital Yume – Jornada entre Biomas, desenvolvido pelo professor Marbyo Silva, integrante do grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Ufal, sendo um dos resultados de suas pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio).

O jogo digital tem como tema Mata-Atlântica e Caatinga, propondo uma conscientização ambiental, como também é uma medida pedagógica para o aprendizado dos estudantes. O projeto de pesquisa que deu origem ao jogo foi orientado pela professora Dra. Letícia Lima, do ICBS, e coorientado por mim (Prof. Dr. Fernando Silvio C. Pimentel), do Centro de Educação e atual coordenador do PPGE.
O registro do jogo digital pelo INPI significa o reconhecimento do que estamos realizando em nossos programas de pós-graduação, além do fato de garantir o registro no Brasil, e perante os demais 137 países membros do Acordo da União de Paris.
O Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais Ufal, entre suas atividades de pesquisa, investiga a relação entre os jogos digitais com a educação em seus diferentes níveis e setores de aplicação, desenvolvendo ações formativas, novos artefatos e pesquisas sobre os processos de construção do conhecimento contextos multi e interdisciplinar.

22th International Symposium on Computers in Education (SIIE)

The 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE) will be held in Málaga, Spain, from 23rd to 25th September 20 (https://siie2020.adie.es/).

The SIIE is an international forum for presenting, discussing and reflecting on research, development and practices in the field of Information and Communications Technology (ICT) in Education.
The previous editions were held alternately between Spain and Portugal, providing a space for researchers, educators and institutional representatives to exchange and debate ideas. SIIE has become a reference, particularly in the Ibero-American context.
This edition of the SIIE will be held within the framework of the VI Congreso Español de Informática (CEDI 2020, http://www.congresocedi.es)