A Revista EDaPECI acaba de publicar o seu
mais recente número.
mais recente número.
neste número apresentamos o artigo
Resumo:
O presente artigo relata uma experiência que objetivou investigar a
utilização das tecnologias móveis como estratégia didática para a
aprendizagem de conteúdos matemáticos, com o intuito de descobrir como
podem contribuir significativamente para a formação inicial de
professores que vão ensinar Matemática no Ensino Fundamental. O estudo
foi realizado com os alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em
Matemática na modalidade presencial de uma universidade pública
brasileira e a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e
aconteceu em três momentos: 1-Planejamento e elaboração da oficina; 2-
Execução da oficina e 3 – Análise dos dados coletados no período da
oficina. Os resultados obtidos evidenciaram o interesse destes alunos em
formação nas possibilidades e limitações do uso das tecnologias móveis
como recursos de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos dos
campos conceituais trabalhados. Os dados coletados também apresentam que
na formação inicial falta de um currículo que aborde o contexto
educacional no qual estão inseridos, em contraposição a uma didática e
currículo tradicional. Os resultados poderão servir de base para que se
invista na formação de professores que desenvolvam uma prática educativa
reflexiva e contextualizada com as necessidades atuais em usar as
ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Para conhecer e acessar os artigos e demais itens de interesse:
https://bit.ly/2VGJJBy
https://bit.ly/2VGJJBy
Nenhum comentário:
Postar um comentário