A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA CULTURA DIGITAL
O estudo analisa como as crianças
incorporam e usam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em
seus processos de aprendizagem, no contexto escolar e extra escolar, considerando
que estas tecnologias fazem parte do cotidiano destas crianças e influenciam
diretamente em seu desenvolvimento cognitivo. A pesquisa, enquanto método misto
e configurada como Estudo de Caso, se fundamentou nos estudos
histórico-culturais, a partir de Vygotsky e na análise emergente do aprendizado
em rede, de Siemens e Downes. As crianças participantes da pesquisa fazem parte
da cultura digital e apresentam especificidades e singularidades no aprender
com e sobre as TDIC. No aporte teórico, destacam-se alguns conceitos relevantes
para esta investigação: cultura digital, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP),
estratégia cognitiva e Conectivismo. O processo de aprendizagem de 57 crianças do
5º ano do Ensino Fundamental foi acompanhado entre os meses de maio a agosto de
2014, a partir da observação em suas práticas no laboratório de informática de
uma escola da rede privada de ensino de Maceió, como também nos momentos de
intervalo de aulas (recreio), em conjunto com os instrumentos: questionário; entrevista
semi-estruturada; planos de aula das professoras da série. Para compreender as
respostas dos participantes nas técnicas utilizadas, foi incorporado um olhar
comparativo para estabelecer relações entre o contexto escolar e o contexto extra
escolar, utilizando apropriação
tecnológica, uso das TDIC como estratégias de aprendizagem e compartilhamento,
criação, inovação e colaboração em rede como categorias de análise. Os
dados da pesquisa mostraram que as crianças estão inseridas na cultura digital
e utilizam as TDIC como estratégia de aprendizagem de forma mais espontânea e inovadora nos ambientes externos à escola. O estudo,
evidenciou que as TDIC por si mesmas, não dão conta do processo aprendizagem e
que as interações, mesmo de forma limitada por meio das TDIC, são necessárias e
potencializadoras do aprendizado.
Palavras-chave: Cultura Digital. Estratégia de Aprendizagem. TDIC. Conectivismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário