quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Educação Online

Educação Online

Desde o advento da internet, mudanças significativas ocorreram não somente nos âmbitos da informatização, mas na assimilação do conhecimento e na busca por formação acadêmica e profissional.
O conceito de ensino à distância, por exemplo, tornou-se sinônimo das melhores possibilidades para estudantes que necessitam de flexibilidade e economia para perseguir as melhores carreiras do mercado. Segundo dados levantados pelo INEP, as matrículas em cursos nessa modalidade ultrapassaram a marca de 7, 5 milhões em 2014.
Um dos motivos para tantos alunos no ensino EAD são as tecnologias que permitem um aprendizado profundo e significativo, seja qual for o curso escolhido. O fato é que os diversos avanços em plataformas, materiais interativos, apostilas e vídeo-aulas permitem o melhor aproveitamento das disciplinas escolhidas pela instituição – ou pelo aluno, no caso das matérias optativas.
Plataformas e tutores
As instituições de ensino que oferecem opções de cursos à distância trabalham com plataformas virtuais inteiramente arquitetadas para a navegação entre as matérias, aulas, fóruns e exercícios.
Isso sem deixar de lado a metodologia de estudo, que combina atividades presenciais de caráter avaliativo e participações em atividades especiais, que variam desde projetos a simpósios.
Os tutores renomados são outro ponto forte da educação EAD no Brasil. São professores com mestrado, doutorado e especializações em ensino online que conseguem prover ao estudante o melhor acompanhamento durante todo período letivo.
Inovações
As ferramentas tecnológicas utilizadas na educação EAD não são idealizadas pela base pedagógica e sim pela equipe de tecnologia de informação da instituição.  Isso permite a integração multimídia − textos, gráficos, imagens, vídeo, áudio e animação − em uma navegação intuitiva, para que o aluno possa desfrutar da melhor experiência de ensino.
Pesquisas
Um estudo envolvendo alunos de um curso presencial e de um curso online assíncrono, através do Índice de Percepção de Comunidade em Sala de Aula, constatou que não existe diferença expressiva no sentimento geral da comunidade formada pelos alunos das duas modalidades.
Inclusive, em alguns casos, os alunos online apresentaram um maior senso de comunidade que nos cursos presenciais. Os dados ainda sugeriram que os instrutores com ampla experiência no ambiente online conseguem criar e manter níveis de comunidade que são, no mínimo, iguais aos verificados em sala de aula presencial. 
Alçando voos na carreira
A educação EAD possibilita que estudantes dos quatro cantos do país possam alçar os melhores voos na carreira, seja por meio de cursos preparatórios – como para vestibular e ENEM, por exemplo – ou graduações e até especializações em nível latu sensu.
Para saber sobre preços e tempo de duração do curso, basta entrar em contato com a instituição pretendida e solicitar as informações. Bons estudos!  


Nenhum comentário: