Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876
A Revista eletrônica e científica e-curriculum é fruto dos esforços de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e tem como MISSÃO estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas de pesquisadores sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e partilhar da competitividade internacional pelo conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.
Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.
v. 11, n. 2 (2013)
Sumário
EDITORIAL
EDITORIAL | |
Comissão Editorial e-Curriculum | 333-334 |
Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"
APRESENTAÇÃO | |
Álvaro Moreira Hypolito, Luís Armando Gandin | 335-341 |
TRABALHO E CONHECIMENTO: GERENCIALISMO, TRABALHO E MOVIMENTOS EMERGENTES NA UNIVERSIDADE GLOBAL | |
Michael W Apple | 342-357 |
AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: SUBSÍDIOS OFERECIDOS PARA O PROCESSO DE SUA ATUALIZAÇÃO | |
Antonio Flavio Barbosa Moreira | 358-375 |
POLÍTICAS CURRICULARES E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO: EFEITOS SOBRE O CURRÍCULO | |
Álvaro Moreira Hypolito, Andressa Aita Ivo | 376-392 |
POLÍTICAS GERENCIAIS GLOBAIS E SUAS REVERBERAÇÕES NAS POLÍTICAS LOCAIS: UM EXAME A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE | |
Graziella Souza dos Santos, Luís Armando Gandin | 393-408 |
AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE | |
Liliane Cecília de Miranda Barbosa, Lívia Maria Fraga Vieira | 409-433 |
A ADOÇÃO DE SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL DOS PROFESSORES | |
Theresa Adrião, Alexandra Damaso, Luciana Sardenha Galzerano | 434-460 |
DEMANDAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO | |
Rosanne Dias | 461-478 |
INOVAÇÃO E GERENCIALISMO NAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Talita Vidal Pereira | 479-494 |
ENSINAR PARA QUAL AMÉRICA? REFLEXÕES DE PROFESSORES INICIANTES SOBRE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS E A CRISE ECONÔMICA | |
Gustavo E. Fischman, Victor H. Diaz | 495-514 |
Trabalhos Científicos
MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA: A “ETERNA” FASE DE TRANSIÇÃO? APROPRIAÇÕES E PERSPECTIVAS ENCONTRADAS ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES | |
Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, Luiz Alexandre da Silva Rosado, Tatiane Marques de Oliveira Martins | 515-536 |
AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO ONLINE DOS CURSOS DA UAB/UFAL: PERSPECTIVA ANALÍTICA E RECONSTRUTIVA | PDF PDF |
Luís Paulo Leopoldo Mercado, Maria Auxiliadora Silva Freitas | 537-553 |
O REENCONTRO DAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS | |
Teodoro Adriano Costa Zanardi | 554-572 |
“ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” - INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARES | |
Rita de Cássia Frangella | 573-592 |
SUBSÍDIOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS | |
Mere Abramowicz | 593-606 |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DE DOURADOS-MS | |
Paulo Gomes Lima, Karin Massirer da Silva | 607-623 |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA | |
Romilson Lopes Sampaio, Ana Rita Silva Almeida | 624-647 |
ISSN: 1809-3876
Nenhum comentário:
Postar um comentário