domingo, 15 de setembro de 2013

Revista e-Curriculum lança mais um número com artigos sobre educação, tecnologia e EAD

Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876

A Revista eletrônica e científica e-curriculum é fruto dos esforços de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e tem como MISSÃO estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas de pesquisadores sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e partilhar da competitividade internacional pelo conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.

v. 11, n. 2 (2013)

Sumário

EDITORIAL

EDITORIALPDF
Comissão Editorial e-Curriculum333-334

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"

APRESENTAÇÃOPDF
Álvaro Moreira Hypolito, Luís Armando Gandin335-341
TRABALHO E CONHECIMENTO: GERENCIALISMO, TRABALHO E MOVIMENTOS EMERGENTES NA UNIVERSIDADE GLOBALPDF
Michael W Apple342-357
AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: SUBSÍDIOS OFERECIDOS PARA O PROCESSO DE SUA ATUALIZAÇÃOPDF
Antonio Flavio Barbosa Moreira358-375
POLÍTICAS CURRICULARES E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO: EFEITOS SOBRE O CURRÍCULOPDF
Álvaro Moreira Hypolito, Andressa Aita Ivo376-392
POLÍTICAS GERENCIAIS GLOBAIS E SUAS REVERBERAÇÕES NAS POLÍTICAS LOCAIS: UM EXAME A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGREPDF
Graziella Souza dos Santos, Luís Armando Gandin393-408
AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTEPDF
Liliane Cecília de Miranda Barbosa, Lívia Maria Fraga Vieira409-433
A ADOÇÃO DE SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL DOS PROFESSORESPDF
Theresa Adrião, Alexandra Damaso, Luciana Sardenha Galzerano434-460
DEMANDAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPAÇO IBERO-AMERICANOPDF
Rosanne Dias461-478
INOVAÇÃO E GERENCIALISMO NAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DOCENTEPDF
Talita Vidal Pereira479-494
ENSINAR PARA QUAL AMÉRICA? REFLEXÕES DE PROFESSORES INICIANTES SOBRE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS E A CRISE ECONÔMICAPDF
Gustavo E. Fischman, Victor H. Diaz495-514

Trabalhos Científicos

MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA: A “ETERNA” FASE DE TRANSIÇÃO? APROPRIAÇÕES E PERSPECTIVAS ENCONTRADAS ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORESPDF
Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, Luiz Alexandre da Silva Rosado, Tatiane Marques de Oliveira Martins515-536
AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO ONLINE DOS CURSOS DA UAB/UFAL: PERSPECTIVA ANALÍTICA E RECONSTRUTIVAPDF PDF
Luís Paulo Leopoldo Mercado, Maria Auxiliadora Silva Freitas537-553
O REENCONTRO DAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAISPDF
Teodoro Adriano Costa Zanardi554-572
“ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” - INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARESPDF
Rita de Cássia Frangella573-592
SUBSÍDIOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICASPDF
Mere Abramowicz593-606
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DE DOURADOS-MSPDF
Paulo Gomes Lima, Karin Massirer da Silva607-623
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIAPDF
Romilson Lopes Sampaio, Ana Rita Silva Almeida624-647


ISSN: 1809-3876

Nenhum comentário: