quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vagas para Mestrado e Doutorado na UFAL

Do site da Ufal: www.ufal.edu.br

A Ufal abriu 461 vagas para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado, semestre de 2012.1, sob responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve/Neps) e das coordenações dos cursos oferecidos. 63 vagas estão distribuídas entre quatro cursos de Doutorado – Educação Brasileira, Letras e Linguística, Proteção de Plantas, e Química e Biotecnologia; já as demais 398 vagas são para os 22 cursos de Mestrado da Universidade.

As inscrições se estendem até o dia 21 de novembro, às 23h59, e devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do site e do pagamento da taxa de R$ 30,00, que deve ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 22 de novembro.

O candidato que pretende requerer a isenção da taxa de inscrição tem até o dia 7 de novembro, às 23h59, para pleiteá-la. Candidatos em condições especiais têm até o dia 22 de novembro para solicitar, também no site da Copeve, um ambiente adequado para a realização da prova.

O calendário da seleção, com as datas das provas e das divulgações dos resultados, segue de acordo com as especificidades de cada curso no Edital, no qual também deverá ser observada a data de entrega dos seguintes documentos: comprovante de inscrição, impresso diretamente do Sistema de Inscrição do sítio eletrônico da Copeve; cópias autenticadas de documentos pessoais; Diploma ou Certidão de Conclusão de curso de Graduação ou Mestrado, conforme o nível pretendido; Histórico Escolar da Graduação ou do Mestrado; uma foto 3 x 4; curriculum vitae preenchido no formulário Lattes-CNPq; projeto de dissertação ou tese em três vias; dentre outros.

As informações relativas a bibliografias, temas de prova escrita, vagas disponíveis por temas específicos de pesquisa, distribuição das pontuações na avaliação de currículo e na avaliação de histórico escolar estão disponíveis no anexo do Edital. Para a realização das provas de conhecimento específicos, os candidatos deverão se apresentar nos locais e horários a serem divulgados no site da Copeve no máximo cinco dias antes da realização das provas. Para as provas escritas, deverão ser utilizadas canetas esferográficas na cor azul ou preta, não sendo admitidos outros meios, sob pena de eliminação do processo seletivo.

Os resultados finais serão divulgados, de acordo com o calendário contido no Edital, exclusivamente na página eletrônica da Propep. O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa eliminatória ou gabaritos preliminares das provas objetivas e discursivas à Copeve, no prazo estabelecido no calendário do Edital, e poderá recorrer à Propep do resultado final, no prazo de até 72 horas contadas da divulgação. A previsão para o início das aulas é para o dia 5 de março de 2012. Para mais informações, acesse o site.

Nenhum comentário: