domingo, 31 de outubro de 2010

Etnografia sobre o twitter

Antonia Alves (@antoniaalves), mestranda em Ciências da Comunicação - ECA/USP. Especialista em EAD e Jornalista, está participando das reuniões domingueiras que ocorrem via Twitter, com a tag #eadsunday que - a quase um ano - discute questões relativas a EAD no Brasil (e no mundo), incluindo a socialização de diversos trabalhos/artigos e eventos na área.

Antonia está realizando uma uma pesquisa etnográfica sobre as conversas e discussões que ocorrem por meio do twitter, sobre esta temática.

Ela já está disponibilizando alguns comentários e parte de seu texto etnográfico. Vale a pena conferir, clicando em: http://antoniaalves.blogspot.com/2010/10/pesquisa-eadsunday.html

E se você deseja participar das discussões, é só buscar pela tag #eadsunday ou incluir esta tag após escrever no Twitter.

sábado, 30 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Manaus vai sediar encontro da Abed em 2011

Recordando, como já foi anunciado no final do evento em João Pessoa, no ano passado, o 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (EPENN) também será sediado em Manaus, no próximo ano.

Mas vamos a novidade: Disponível inicialmente em: http://ead.folhadirigida.com.br/?p=3676

Litto anuncia mudança do local do próximo Congresso da Abed

Paulo Chico, de Florianópolis/SC

Sai de cena João Pessoa, entra Manaus. No primeiro dia do Seminário Internacional Guide de Educação Superior Virtual, que ocorre em Santa Catarina até esta sexta, dia 15 de outubro, o presidente da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), anunciou a mudança do local de realização do 17º Ciaed (Congresso Internacional de Educação a Distância), que este ano ocorreu em Foz do Iguaçu.

Fredric Litto anunciou a alteração logo na abertura do evento. Segundo o professor, a alteração foi motivada pela percepção de problemas estruturais na capital paraibana para o receptivo dos participantes do evento – que na edição 2010 reuniu mais de 1.300 pessoas. Também, ainda segundo Litto, houve pouco interesse, por parte de governo e secretarias de Educação locais, de estabelecer parcerias para a promoção do evento na Paraíba.

Diante desse quadro, a Abed optou por realizar a próxima edição do Ciaed, prevista para setembro de 2011, na capital do estado do Amazonas. “Estamos pensando em dar uma nova dinâmica ao evento no ano que vem. Por exemplo, pensamos em organizar as plenárias, a cada dia, com especialistas falando sobre um único tema, ou sobre assuntos correlatos. Será uma forma de dar mais unidade e um sentido de complementaridade às discussões do dia. Como fazemos hoje, com palestras seguidas e com temas diversos, as coisas acabam ficando meio soltas, desconectadas…”, afirmou o presidente da Abed

* O jornalista viajou a convite da UnisulVirtual

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos números da Revista Debates em Educação (CEDU/PPGE/UFAL)



A Revista Debates em Educação, do PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, disponibiliza dois novos números nº 2/2009 e nº 1/2010 no sistema online.

Temos a alegria de ter um artigo publicado na revista, no nº 2: DA PESSOALIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DE UM BLOG COMO ESPAÇO DEMOCRÁTICO -

Veja os novos números da revista clicando aqui.

"Debates em Educação é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Resumos de Dissertações e Teses."

domingo, 24 de outubro de 2010

Contrários

Contrários
Composição: Fábio de Melo

Só quem já provou a dor
Quem sofreu, se amargurou
Viu a cruz e a vida em tons reais
Quem no certo procurou
Mas no errado se perdeu
Precisou saber recomeçar

Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar
Porque encontrou na derrota o motivo para lutar
E assim viu no outono a primavera
Descobriu que é no conflito que a vida faz crescer

Que o verso tem reverso
Que o direito tem avesso
Que o de graça tem seu preço
Que a vida tem contrários
E a saudade é um lugar
Que só chega quem amou
E que o ódio é uma forma tão estranha de amar

Que o perto tem distâncias
Que esquerdo tem direito
Que a resposta tem pergunta
E o problema solução
E que o amor começa aqui
No contrário que há em mim
E a sombra só existe quando brilha alguma luz.

Só quem soube duvidar
Pôde enfim acreditar
Viu sem ver e amou sem aprisionar
Quem no pouco se encontrou
Aprendeu multiplicar
Descobriu o dom de eternizar

Só quem perdoou na vida sabe o que é amar
Porque aprendeu que o amor só é amor
Se já provou alguma dor
E assim viu grandeza na miséria
Descobriu que é no limite
Que o amor pode nascer

sábado, 23 de outubro de 2010

Twitter em sala de aula





O jornal online Estadão.com.br apresenta matéria sobre o uso do Twitter em sala de aula como ferramenta para aprender técnica literária.

"A técnica literária, conhecida como microconto, nanoconto ou miniconto, foi praticada pelos alunos do Colégio Hugo Sarmento no perfil @hs_micro_contos do Twitter.

Para escrever uma história coerente em tão poucas palavras, os estudantes tiveram de ficar atentos à narrativa, à concisão e ao sentido do que era postado, algumas habilidades já dominadas pelos adolescentes, acostumado com a rapidez da internet.

Embora o Twitter seja usado com mais frequência para relatos e comentários do cotidiano, não ficcionais, os microcontos já têm adeptos na rede social. Há perfis totalmente dedicados à técnica e usuários que costumam escrever mini-histórias, como a cantora Rita Lee (@LitaRee_real).

"Cada história precisava ter um começo, meio e fim. Não dava, por exemplo, pra ficar descrevendo o cenário", conta Pedro Rubens Oliveira, de 13 anos, que participou do projeto.

O professor de língua portuguesa do ensino fundamental Tiago Calles, que propôs o exercício na escola, conta que aproveitou os limites de espaço da rede para trabalhar a estrutura da narrativa e as poesias concretas, abordadas em aula, de uma maneira diferente. "O fato de envolver uma outra plataforma interessou os alunos, que se sentiram mais motivados", afirma. "

Leia a matéria completa, clique aqui.

Aprendizagem em ambientes virtuais


Está disponível, como ebook, o livro APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS, de Carla Beatris Valentini e Eliana Maria do Sacramento Soares.

Vale a pena ler, principalmente para quem está trabalhando na produção ou avaliação de AVAS.

"Este livro reúne textos que apresentam os resultados dos estudos do grupo de Pesquisa Lavia – Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de outros grupos de pesquisa, parceiros nesse processo de refletir e de produzir conhecimento em torno do tema em foco. Cada capítulo pretende, colaborar com o processo de discussão e estudo em torno do tema “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” no contexto da Educação e da Tecnologia. Nesse sentido, tanto na 1ª edição, como nessa revista e atualizada, o que apresentamos são estudos e relatos que mostram a importância de conectar o uso da Informática com a reflexão de como esse uso pode contribuir para ultrapassarmos as fronteiras de uma educação baseada na transmissão, exposição e repetição para uma concepção de Educação na qual a construção e a transformação sejam o foco da aprendizagem."

Para ter acesso, clique aqui.

Evento sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem na UFES

Universidade Federal do Espírito Santo promove em dezembro simpósio sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem.


O Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais - Simpav é um evento promovido pelo Núcleo de Interfaces Computacionais da Ufes, visando fomentar uma cultura de pesquisa em EAD no Espírito Santo.

O Simpav é um evento multidisciplinar que contempla investigações nas áreas de Psicologia, Design, Educação e Tecnologia e seus diálogos com os processos de aprendizagem em ambientes virtuais — Moodle, Blackboard, TelEduc, AulaNet, ILMS e afins — e com a elaboração e avaliação de material didático em qualquer mídia.

O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2010 no Cemuni IV do Centro de Artes da Ufes. Haverá transmissão online de todas as comunicações orais.

Mais informações, inscrições e contato: http://www.nicvix.com/simpav/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aviso - mudança na programação de aula

Atenção alunos do curso de matemática (diurno).

Informo que, por motivos de atividades no Congresso Acadêmico, nossa aula será transferida para a palestra: As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: uma relação dialética e recíproca, ministrada pela professora Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – UFSCAR.


Local: TENDA CULTURAL DA UFAL.
Horário: 14h às 16h

Repetindo: não teremos aula neste próximo dia 22 de outubro de 2010. No lugar da aula todos devem ir para a palestra.

Por favor informem a todos da turma.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rede social para professores ?


Segundo alguns autores, estamos vivenciando um momento de crescimento das redes sociais, tais como o twitter ou o orkut.

Hoje tive conhecimento de uma "proposta" de rede social para educadores: PlogEdu

Tentei descobrir do que se trata, mas não consegui avançar, pois não há informações no site... Pedem logo para que a pessoa se cadastre...

Se alguém já é cadastrado e sabe do que se trata, nos informe, para que possamos verificar realmente as potencialidades de uma rede "tão exclusiva"!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores 2010

Oração do Educador Cristão

Deus de Sabedoria

Deus de sabedoria infinita,

Tu comunicas o teu projecto de salvação

E sempre o renovas na originalidade de cada criatura,

Pleno de paciência misericordiosa

E pedindo conversão urgente.

A luz do teu Espírito nos ilumine

Na orientação dos recursos e energias de cada pessoa

Para o gosto de praticar o bem,

Dentro de um projecto de vida à tua medida.

O Mestre único, o teu Jesus,

É exemplo perfeito da tua surpreendente pedagogia.

Como Ele, saibamos desenvolver e sustentar as forças interiores de cada ser humano,

Em ordem à sua autonomia e liberdade.

Animados pela tua fortaleza, saibamos antecipar e prevenir,

Formando consciências fortes, pautadas por valores firmes,

Responsáveis pelo seu dever.

Concede-nos a graça de conduzir aqueles que nos confiaste

Ao centro onde moras em cada um

E à profundidade de sentido que a opção da fé oferece.

Habite em nós, pelo teu Espírito,

Um amor exigente e capaz de esperar,

Um amor integral e capaz da gradualidade,

Um amor sincero e capaz de dizer não,

Um amor afectuoso e capaz da autoridade,

Um amor sacrificado e capaz da alegria.

Faz-nos, pela contemplação do Mestre,

Educadores atentos às mudanças,

Formadores do sentido crítico e ponderado,

Presente em pessoas preparadas para enfrentar as exigências actuais,

Com serenidade criativa e abertura solidária.

As nossas atitudes tenham a proximidade de quem, como Tu, é fiel.

Os nossos gestos tenham a amabilidade de quem, como Tu, confia.

Os nossos critérios tenham a paixão de quem, como Tu, ama.

D. Carlos Azevedo

sábado, 9 de outubro de 2010

Novos professores da UFAL



Foto histórica: novos professores empossados ao lado da reitora e vice-reitor da UFAL e outros professores em 06 de outubro.

Obs.: Estou ao lado do vice-reitor, Prof. Eurico.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Simpósio Regional em Sergipe vai debater EAD

Universidade Tiradentes vai promover simpósio sobre educação e comunicação, com foco nas discussões da EAD.



"O I SIMPÓSIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO/COMUNICAÇÃO tem como tema as discussões sobre “Educação a Distância e as tecnologias da inteligência: novo percurso de formação e de aprendizagem”. Este evento pretende reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação da região nordeste, interessados nas discussões envolvendo educação e comunicação a partir das pesquisas desenvolvidas na área da EaD. A programação do evento contempla a realização de conferências e painéis com estudiosos nacionais e internacionais, bem como a apresentação de resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento sobre o tema, através de painéis selecionados pelos Grupos Temáticos:
  • GT 1 – Sistemas de educação a distância; GT 2 – Educação e Comunicação; GT 3 – Políticas Públicas de Educação a distância; e GT 4 – Formação de professores e tecnologias da informação e comunicação."

Mais informações: http://ead.unit.br/
ou

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nativo digital

Eis um exemplo de "nativo digital"...

É Luís Felipe "reinando", descobrindo as coisas...

Lindo!

Créditos da foto: a linda mamãe de Lipe, Cátia Pimentel, amada esposa.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Edu@2010 - Evento Online

Estão abertas as incrições/submissões de trabalhos acadêmicos para o 3º Congresso Virtual Iberoamericano de Qualidade em Educação a Distância - EduQ@2010.

O evento de participação online é organizado pela Fundación Latinoamericana para la Educación a Distancia F.L.E.A.D. A Red Universitaria de Educación a Distancia de Argentina R.U.E.D.A. A rede Venezolana de Educación a Distancia A.V.E.D. e a Red Interinstitucional Dominicana de Educación a Distancia R.I.D.E.A.D.

O portal de inscrições, com mais informações é: http://www.eduqa.net/