sábado, 15 de maio de 2010

Como mídia e cultura se relacionam em uma sociedade como a nossa?

Primeiros apontamentos...

Na atual conjuntura da “sociedade em rede” (CASTELLS, 1999) na qual vivemos, podemos observar que o uso das tecnologias e das mídias tem sido fundamentais para a perpetuação ou para a resignificação da cultura, compreendida ainda como o conjunto de elementos materiais ou imateriais produzidos pelo ser humano.

.
Como mídia e cultura se relacionam? Podemos dizer que esta relação está no fazer diário do ser humano, ao buscar construir ou refazer sua própria práxis, ou seja, quando o ser humano busca viver e – para isso – tenta construir alternativas viáveis para sua manutenção ou para a sua perpetuação, ele tem criado elementos (mídias) que propiciem a difusão (como no caso de fitas magnéticas ou dispositivos de armazenamento tipo pen driver) ou que possam acumular o saber original e originado para que outras gerações também possam desfrutar deste conhecimento que está sendo produzido.

.
A relação é quase fundamental, pois em algum momento o ser humano precisa registrar aquilo que já fez e aquilo que pretende fazer. Recordo-me do filme “Eu sou a lenda” (2008), com o Will Smitc, no papel de um médico que aparentemente tinha sido o único sobrevivente de um vírus letal que afeta a população. Ele, no decorrer do filme, busca uma vacina para o vírus e a cada nova tentativa ele registra em seu computador e em um gravador (fita magnética). Aqui vemos claramente a necessidade da mídia na produção e armazenamento de cultura.
.
E para você... como mídia e cultura se relacionam?

Nenhum comentário: