segunda-feira, 25 de agosto de 2008

2º Simpósio sobre Hipertexto - UFPE - Setembro de 2008

Estaremos em Recife (PE), no 2º Simpósio dobre Hipertexto e Tecnologias na Educação, apresentando o seguinte trabalho:
SERAFIM, Maria Lucia, PIMENTEL, Fernando S.C. e SOUZA DO Ó, Ana Paula. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERATIVIDADE NA WEB: EXPERIÊNCIAS COM O GOOGLE DOCS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Agosto de 2008.

RESUMO

O artigo apresenta a ferramenta Docs, disponível no "pacote Google", como alternativa ao contexto da prática pedagógica docente superior, na busca de promover um aprendizado mais significativo e colaborativo. Estrutura-se na experiência orientada por educadores de cursos de graduação de Matemática e Gestão da Tecnologia da Informação, da Universidade Tiradentes-Pólo Faculdade Integrada Tiradentes - FITS, e do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Por meio da pesquisa analisam-se as várias funções da ferramenta GOOGLE DOCS em processos de ensino-aprendizagem como possibilitadora de atitudes colaborativas no universo da interatividade virtual para alunos de graduação nas modalidades presencial e a distância.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A vida como ela é... (2ª parte)

Este post é a continuidade de um projeto de interatividade e inclusão digital com alunos do Colégio Estadual Mota Trigueiros.
Abaixo algumas fotos de nossos alunos escrevendo os comentários para o blog, apesar de termos um problema de acesso a internet nesta primeira semana.

Os alunos estão refletindo sobre a temática: A vida como ela é!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Educação online

Mapa Conceitual do texto de:

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco. Educação Online. São Paulo. Loyola. 2003 (p. 39 a 50).

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Edublogosfera - compartilhando informações

Plagiando um pouco a Profª Ana Beatriz (da Paraiba) estou "linkando" nosso blog em outro blog! Mas foi exatamente dela que recebi o convite para compartilhar ainda mais nosso conteúdo com outras pessoas por meio do blog Edublogosfera, que reúne os professores blogueiros do país.


Nas palavras de Beatriz "precisamos muito intensificar esta troca e conhecer o trabalho, as dificuldades e as aspirações de nossos colegas. Se tem uma coisa que aprendi na rede, é que não estamos sozinhos em nossas dificuldades, dúvidas e divagações(...), a ferramenta blog apesar de tantas controvérsias, vem se consolidando como um meio eficaz de apresentar conteúdos, estabelecer trocas e divulgar conhecimento. Tomara que esta rede seja intensificada com a participação de todos os professores blogueiros!" - Faço minhas as palavras dela.
Quem desejar mais informações clique no link: http://edublogosfera.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Sociedade como ela é...

Não pretendo aqui fazer referências as obras de Nelson Rodrigues, como poderia o leitor deste blog pensar ao ler o título deste post. Meu intento é o de justamente levantar algumas questões sobre o nosso “modelo” social, partindo de algumas reflexões de Bauman (Modernidade Líquida), num resumo de Tfouni e Nilce da Silva.

Sem querer me deter a uma ordem pré-estabelecida ou num esquema organizado, levanto aqui alguns pontos a serem refletidos: (as frases em destaque são do artigo A modernidade líquida: o sujeito e a interface com o fantasma. Disponível na Revista Mal-estar e Subjetividade – Fortaleza – Vol. VI – Nº 1 – p. 171-194 – mar/2008)

(...) paradoxalmente, quanto mais o desejo social é o de um preenchimento, mais o sujeito sente o mal-estar do vazio, um vazio que para nós é constitutivo do sujeito e seu desejo. – Se a questão é o vazio nos deparamos com a seguinte questão: que rumos tomou a filosofia para poder responder a esta vazio? Que caminhos percorreu a religião para resolver este “buraco”? Será apenas um problema cultural?

A modernidade líquida, assim, é tempo do desapego, provisoriedade e do processo da individualização; tempo de liberdade ao mesmo tempo em que é o da insegurança. E aqui lembro de uma situação – no mínimo – curiosa: Já percebeu a quantidade de e-mail que recebemos com mensagens pps com temáticas saudosistas? Já percebeu como aqueles que estão na faixa etária dos 30 anos acima comentam tanto sobre como era "no nosso tempo"? Chegamos a um ponto da realidade que tudo parece ser (como diz Bauman) líquido, para não dizer efêmero ou volátil. Até mesmo na questão das TIC. Já pensou na quantidade de espaço virtual (e físico) que precisaríamos se guardássemos todos os e-mail que recebemos, como tínhamos o costume de guardar as cartas que nos eram remetidas?...


(...) como todos estão sem tempo, e preocupados com inúmeras atividades assumidas, poucos são aqueles que têm tempo e disponibilidade para dar o ombro amigo para o próximo; o vizinho é um desconhecido. – Aqui apresento um dado bem significativo desta realidade: já percebeu como há pouca interação nas atividades postadas em ambientes virtuais de aprendizagem (o tutor sempre tem que estimular os alunos). Não vou nem falar da ouça interação nos blogs. Lemos, navegamos de um blog para outro, bisbilhotamos no melhor estilo Big Brother, mas não deixamos nossa opinião, nossa aprovação ou reprovação diante de um tema exposto, diante de um post (e com certeza isso se dará mais uma vez neste post).

Cada vez mais cedo, nossos adolescente entram neste padrão social. Inconscientemente seduzidos pela mídia, incorporam um conceito que representa a postulação de Bauman: a descartabilidade é característica dos seres humanos e das relações que estabelecem, obedecendo à máxima da sociedade em que estamos inseridos: o consumir. – O FICAR é um exemplo claro disso que aqui escrevemos.

A tecnologia está a favor do desinteresse para com o próximo: Para os “indesejados”, oferece-se toda espécie de resposta vinda de um aparelho eletrônico. Estas máquinas, portanto, colaboram para que o descompromisso entre as pessoas seja uma norma: assim, a secretária eletrônica ligada, o correio eletrônico “que não funciona bem”, o “computador que pegou vírus”, a caixa postal do celular são barreiras colocadas entre nós e aqueles que não queremos atender. – Solidariedade, compaixão e zelo para com o outro também se tornam, nesta sociedade líquida, virtudes ou qualidades efêmeras ou voláteis – durando apenas um tempo mínimo.
(Continuaremos a refletir... aguarde!)

sábado, 9 de agosto de 2008

Dia dos pais...


Quando o sol ainda não havia cessado seu brilho,
quando o anoitecer encobria aos poucos as cores do dia e despejava sobre a terra os primeiros retalhos de sombra.

Eu vi que Deus veio assentar-se perto do fogão de lenha, em minha casa.

Chegou sem alarde, retirou o chapéu de palha da cabeça e buscou um copo de água no pote de barro que ficava num lugar de sombra constante.
Ele tinha feições de homem feliz e realizado.
Parecia imerso na alegria que é própria de quem cumpriu a sina do dia e que agora, recolhe a felicidade cotidiana que lhe cabe.

Eu, olhando para ele, pensei: Como é bom ter Deus dentro de casa!

Como é bom viver essa hora da vida em que tenho direito de ter um Deus só pra mim; cair nos seus braços, bagunçar-lhe os cabelos, puxar a caneta do seu bolso e pedir-lhe que desenhasse um relógio bem bonito no meu braço.

Mas aquele homem não era Deus, aquele homem era meu Pai.
E foi assim que eu descobri que meu pai, com o seu jeito finito de ser Deus, revela-me Deus com seu jeito infinito de ser homem.

(Padre Fábio de Melo).

Feliz Dia dos Pais a todos os pais leitores deste blog.
Esta é a minha homenagem ao meu pai, que já goza das alegrias do céu.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Conceitos Básicos de EAD (segundo Moore e Kearsley)

Mapa Conceitual com alguns elementos do 1º capítulo do livro
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma visão integrada,
de Moore e Kearsley.

EAD - CONCEITOS BÁSICOS








quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Eventos na área de educação, informática e tecnologias

Alguns eventos na área da educação, informática e tecnologias:

I Seminário Web Currículo – PUC/SP

2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – UFPE

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)
Promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Será realizado em Fortaleza, na UFCE
http://www.sbie.org.br/index.html

Conheça também a Revista Eletrônica de Educação a Distância,
da Secretaria de Educação a Distância (MEC)

domingo, 3 de agosto de 2008

Evento Internacional - Matemática e Computação

INSTITUTO SUPERIOR PEDAGÓGICO “JUAN MARINELLO”
MATANZAS, CUBA

X Evento Internacional “MATECOMPU2008”
“La Enseñanza de la Matemática y la Computación”
25 al 29 de noviembre del 2008
A Universidad Pedagógica “Juan Marinello” de Matanzas Cuba, a Sociedad Cubana de Matemática y Computación, convocão os profissionais de educação para participarem do 10º Evento Internacional “La Enseñanza de la Matemática y la Computación”.

Integram a formalização deste evento a Universidad Nacional de Educación de Perú “Enrique Guzmán y Valle” e a Asociación Latinoamericana de Maestros de Matemática Investigadores (ALAMMI).
Para maiores informações: solicite o folder que lhe enviarei, ou visite o website da Universidade Juan Marinello - http://www.ispmtz.rimed.cu