Pesquisa e Extensão

Linha de pesquisa: Processos cognitivos de ensino-aprendizagem e construção de conhecimento por meio de jogos digitais e gamificação.

Esta linha investiga processos cognitivos básicos de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilização de jogos digitais e gamificação e suas relações com os distintos espaços de aprendizagem. Estuda os fundamentos, condições e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.


Atuais:
ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO
Esta pesquisa investiga estratégias de gamificação tem sido implantadas no Ensino Superior como recurso para o ensino-aprendizagem, identificando suas recorrências, potencialidades, desafios e dinâmicas didáticas. Visa apear quantitativamente e qualitativamente as estratégias de gamificação aplicada a educação. Objetiva também fornecer uma visão geral de pesquisas sobre as estratégias de gamificação aplicada à área de educação. Elenca subsídios teóricos sobre estratégias de gamificação aplicada a educação e identifica as potencialidades, desafios e dinâmicas didáticas da gamificação.   Os resultados do estudo permitirão o aprimoramento e otimização da criação de projetos de gamificação de cursos (presencial e EAD), tendo em vista sua confrontação com as teorias pedagógicas que servirão de base de análise.


Finalizados:
1. METODOLOGIAS DIDÁTICAS COM USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Investiga o desenvolvimento de metodologias com o uso das TDIC nos projetos de intervenção do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Pedagogia. Analisa o enfoque teórico-metodológico adotado, os resultados alcançados e as dificuldades e limites encontrados. Apresenta o desenvolvimento de metodologias de intervenção do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o uso das TDIC. Tem como objetivos identificar experiências do uso de TDIC nos projetos de intervenção do Estágio Supervisionado, oferecer subsídios teóricos sobre as possibilidades do uso das TDIC na formação do pedagogo e mapear qualitativamente as metodologias desenvolvidas com uso das TDIC nos estágios do ensino fundamental.

2. A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital
O estudo analisa como as crianças incorporam e usam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seus processos de aprendizagem, no contexto escolar e extra escolar, considerando que estas tecnologias fazem parte do cotidiano destas crianças e influenciam diretamente em seu desenvolvimento cognitivo. A pesquisa, enquanto método misto e configurada como Estudo de Caso, se fundamenta nos estudos histórico-culturais, a partir de Vygotsky e na análise emergente do aprendizado em rede, de Siemens e Downes. As crianças participantes da pesquisa fazem parte da cultura digital e apresentam especificidades e singularidades no aprender com e sobre as TDIC. No aporte teórico, destacam-se alguns conceitos relevantes para esta investigação: cultura digital, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), estratégia cognitiva e Conectivismo. Para compreender as respostas se propõe  incorporar um olhar comparativo para estabelecer relações entre o contexto escolar e o contexto extra escolar, utilizando apropriação tecnológica, uso das TDIC como estratégias de aprendizagem e compartilhamento, criação, inovação e colaboração em rede como categorias de análise.

3. O projeto de pesquisa e extensão (pela Universidade Federal de Alagoas) A utilização de edublogs na formação inicial e continuada dos professores tem como objetivo apresentar, criar e administrar blogs no ambiente educacional, junto aos professores do ensino básico da Escola Neide França, que é participante do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Visando sua aplicabilidade pedagógica e ao mesmo tempo refletindo sobre os impactos das TIC na formação básica e na mudança de paradigma educacional dos professores e da comunidade escolar que será atendida.


Terão em sua metodologia de ensino, a partir de aula prática e teóricas, os principais programas utilizados para a criação e administração dos blogs, e como utilizá-los na prática pedagógica. Assim, o público da escola e da região terá oportunidade de usar os laptops educacionais do Projeto UCA de uma forma mais interativa, de forma educacional e os professores terão a oportunidade de inserir novas metodologias em seus trabalhos pedagógicos cotidianos.


Acesse o blog do projeto: http://edublogsnet.blogspot.com/